Air fryers são as melhores opções para diminuir gordura da comida?

Alimentação Bem-estar Casa
10 de Agosto, 2022
Air fryers são as melhores opções para diminuir gordura da comida?

As air fryers se tornaram uma verdadeira febre nas cozinhas do mundo. O produto é prático e promete entregar a comida de forma mais saudável, pois não precisa de óleo para preparar as refeições. No entanto, será que o aparelho é realmente o melhor para diminuir a gordura da comida?

Air fryers são as melhores opções?

Ana Cláudia Amemiya, professora de Nutrição da Estácio, conta que as vantagens em se ter uma air fryer são, justamente, relacionadas ao menor consumo e uso de óleo, fonte de gordura que causa malefícios como a obesidade e doenças crônicas não transmissíveis, por exemplo: hipertensão, câncer, diabetes

Leia também: Quais alimentos devem ou não ir à geladeira?

Não é por não usar óleo que deve-se descuidar da alimentação saudável. “Querendo ou não, pela praticidade e rapidez, há um aumento significativo no consumo de alimentos industrializados e processados. O consumo de calorias também é maior por achar que não tem problema só pelo fato de não conter óleo”, alerta a nutricionista.

Além disso, Amemiya ressalta também que pelo fato de precisar usar altas temperaturas para ter o efeito crocante e sabor ressaltado, pode causar a formação da substância acrilamida, classificada como grupo 2 A pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC). Ou seja, a substância pode ser cancerígena. Entretanto, essa teoria não é comprovada e precisa de mais estudos.

“Os alimentos não devem ser expostos de maneira excessiva a temperaturas superiores a 120ºC para não aumentar a acrilamida, uma substância conhecida por causar câncer em animais. Os legumes e verduras perdem valor nutricional se feitos em altas temperaturas. O ideal é o cozimento no vapor para preservação de nutrientes”, explica. 

Por fim, Amemiya conta algumas sugestões para usar a air fryer da melhor forma. Assim, o equilíbrio é  importante no caso dos legumes, mas não há problemas em prepará-los, desde que os alimentos sejam os mais naturais possível e menos processados. “Por exemplo: consumir peixes e carnes magras, verduras e legumes e diminuir o uso de batatas congeladas, quibes, carne vermelha, coxinhas etc”, finaliza.

Fonte: Ana Cláudia Amemiya, professora de Nutrição da Estácio.

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Gabriela Ferreira
Jornalista e Repórter da Vitat.

Leia também:

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Quando mudar a rotina de skincare
Beleza Bem-estar

Rotina de skincare: quando mudar os produtos? Dermatologista explica

Segundo a dermatologista, apesar da percepção, a pele continua se beneficiando da rotina