Quais alimentos devem ou não ir à geladeira?

22 de julho, 2022

Na organização da casa, cada pessoa conta com hábitos diferentes. Isso inclui a hora de dividir a despesa do mês pela cozinha. Afinal, quais alimentos devem ou não ir à geladeira? A batata fica fora? E a banana e o morango? Dependendo da forma de armazenamento, esses alimentos podem ou não acabar estragando ou danificados com mais rapidez. 

Por isso, confira como organizar as compras de alimentação na cozinha: 

Leite 

O leite deve ser guardado na geladeira, principalmente depois de aberto. Isso porque as bactérias e microrganismos se multiplicam facilmente na bebida, então, para evitar qualquer tipo de estrago ou intoxicação, é importante mantê-lo em ambiente refrigerado. 

Quais alimentos devem ou não ir à geladeira: Banana

Mesmo que guardá-la na geladeira pareça uma boa opção, esse não é o recomendado para as bananas. Assim, o ideal é mantê-las em temperatura ambiente. Quando a banana vai para a geladeira acaba ficando muito escura, pois é um fruto tropical e se exposto à baixas temperaturas, sofre com alteração de sabor. 

Leia também: Como acabar com o mau cheiro da geladeira?

Morango

Se você ainda tem dúvidas sobre o morango ir ou não para a geladeira, a resposta é que, sim! Eles também precisam ser refrigerados. Assim, ganham mais tempo de validade e ficam bem conservados.  

Berinjela 

Você sabia dessa? A berinjela também deve ser armazenada fora da geladeira. Esse vegetal não gosta de frio e, da mesma forma que a banana, acaba ficando com a parte interna escura. 

Quais alimentos devem ou não ir à geladeira: Batata

A batata pode ir à geladeira ou também fora dela. Uma diferença no armazenamento é que quando é guardada na geladeira, a batata corre menos riscos de ter brotos. Contudo, manter o alimento nas baixas temperaturas aumenta a concentração de açúcar do tubérculo. Portanto, mesmo que possa seguir pelos dois caminhos, é melhor deixá-la fora da geladeira.

Cebola e alho 

A cebola também deve ficar fora da geladeira. A umidade do ambiente deixa o alimento mole, por isso, o ideal é mantê-lo em temperatura ambiente. O mesmo serve para o alho

Quais alimentos devem ou não ir à geladeira: Mel

Por fim, o mel, mesmo depois de aberto, deve ser conservado fora da geladeira. 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.