Respeitar os horários da dieta ou comer quando a fome aparece?

Alimentação Bem-estar
03 de Março, 2023
Respeitar os horários da dieta ou comer quando a fome aparece?

Não importa o seu objetivo (emagrecer, manter o peso ou ganhar massa magra, por exemplo), se você segue um plano alimentar, provavelmente possui alguns horários estipulados na dieta. Mas e quando a fome bate antes do horário da refeição – ou o contrário, quando chega a hora de comer, mas você não está com fome –, o que fazer?

Horários da dieta

De acordo com a nutricionista Caroline dos Santos Medeiros, na verdade, essa questão é muito subjetiva. Isso porque uma dieta bem feita, com acompanhamento nutricional, é formulada justamente para se adaptar à rotina do paciente. Ou seja, os horários das refeições já devem ser pensados para os momentos de fome da pessoa.

“Claro que os horários ajudam a ter uma disciplina. Mas a questão é que a fome precisa ser respeitada pelos horários. Ou seja, eles precisam se adaptar à rotina do indivíduo”, complementa a especialista.

Se você sente que o apetite dá as caras o tempo todo, vale conversar com o especialista. Ele ajudará a entender se o problema está no cardápio (isto é, se as calorias consumidas estão sendo insuficientes), ou se há alguma questão emocional por trás – o que nos faz sentir desejo por comer com frequência. O mesmo vale para a falta de fome na hora de comer.

Leia também: Whey antes ou depois do treino?

Então, qual seria o intervalo ideal entre as refeições?

Comer três refeições com 800 calorias por dia, por exemplo, causará o mesmo efeito que comer seis refeições com 400 calorias. Não há literalmente nenhuma diferença.

Por isso, a opção entre fazer três grandes refeições ao dia ou quebrá-las em lanches menores parece ter mais a ver com a preferência de cada um. Há quem fique muito tempo sem comer e lide bem com isso. Por outro lado, tem gente que sente mal estar e até exagera nas quantidades quando passa horas sem se alimentar.

Fonte: Caroline dos Santos Medeiros (CRN 61200), nutricionista e Responsável Técnica do Ambulatório de Nutrição do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP).

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Remada baixa
Bem-estar Movimento

Remada baixa: para que serve e como fazer?

Comum em treinamento de força, o exercício fortalece os músculos das costas, como o dorso e trapézio

elevação pélvica
Bem-estar Movimento

Elevação pélvica: como fazer, benefícios e substituições

A elevação de quadril, também chamada de hip thrust ou elevação pélvica, é o ótima para trabalhar glúteos e pernas

chá de canela
Alimentação Bem-estar

Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece. Saiba tudo sobre o chá de canela