Respeitar os horários da dieta ou comer quando a fome aparece?
Não importa o seu objetivo (emagrecer, manter o peso ou ganhar massa magra, por exemplo), se você segue um plano alimentar, provavelmente possui alguns horários estipulados na dieta. Mas e quando a fome bate antes do horário da refeição – ou o contrário, quando chega a hora de comer, mas você não está com fome –, o que fazer?
Horários da dieta
De acordo com a nutricionista Caroline dos Santos Medeiros, na verdade, essa questão é muito subjetiva. Isso porque uma dieta bem feita, com acompanhamento nutricional, é formulada justamente para se adaptar à rotina do paciente. Ou seja, os horários das refeições já devem ser pensados para os momentos de fome da pessoa.
“Claro que os horários ajudam a ter uma disciplina. Mas a questão é que a fome precisa ser respeitada pelos horários. Ou seja, eles precisam se adaptar à rotina do indivíduo”, complementa a especialista.
Se você sente que o apetite dá as caras o tempo todo, vale conversar com o especialista. Ele ajudará a entender se o problema está no cardápio (isto é, se as calorias consumidas estão sendo insuficientes), ou se há alguma questão emocional por trás – o que nos faz sentir desejo por comer com frequência. O mesmo vale para a falta de fome na hora de comer.
Leia também: Whey antes ou depois do treino?
Então, qual seria o intervalo ideal entre as refeições?
Comer três refeições com 800 calorias por dia, por exemplo, causará o mesmo efeito que comer seis refeições com 400 calorias. Não há literalmente nenhuma diferença.
Por isso, a opção entre fazer três grandes refeições ao dia ou quebrá-las em lanches menores parece ter mais a ver com a preferência de cada um. Há quem fique muito tempo sem comer e lide bem com isso. Por outro lado, tem gente que sente mal estar e até exagera nas quantidades quando passa horas sem se alimentar.
Fonte: Caroline dos Santos Medeiros (CRN 61200), nutricionista e Responsável Técnica do Ambulatório de Nutrição do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP).