Quais exercícios quem tem hérnia de disco deve evitar?
Quem convive (ou já sofreu) com hérnia de disco, sabe que a condição é dolorosa e até incapacitante. Se por um lado, a prática de atividades físicas pode ajudar a aliviar os sintomas da doença, por outro, alguns exercícios pioram o quadro de hérnia de disco. Saiba mais:
Afinal, o que é a condição?
O médico ortopedista Daniel Oliveira, especialista em coluna vertebral, explica que a hérnia de disco é uma condição que ocorre quando um dos discos que ficam entre as vértebras (pequenos ossinhos que compõem a nossa coluna vertebral) se rompe ou projeta para fora do seu local de origem.
“Esses discos são compostos por uma camada externa e outra interna. Elas têm como objetivo amortecer e proteger as vértebras. Assim, quando a camada externa do disco se rompe, o material que fica em seu interior vaza e faz uma pressão sobre as estruturas nervosas vizinhas, principalmente na região lombar”, afirma o especialista.
Entre os sintomas, ele cita, por exemplo, dor que irradia para as pernas (e em alguns casos, até para os braços), sensibilidade nos membros, dormência e fraqueza muscular.
Exercícios e hérnia de disco: benefícios
A verdade é que a prática regular de atividades físicas pode contribuir para minimizar os incômodos da condição. “Temos como exemplos os exercícios de fortalecimento do core e de alongamento, além da musculação sem carga excessiva, caminhada, pilates, natação e bicicleta. Eles não geram nenhum tipo de pressão sobre a coluna vertebral”, diz Daniel Oliveira.
Contudo, é claro que alguns cuidados devem ser tomados a fim de evitar complicações. O primeiro e mais importante é fazer uma avaliação médica. Afinal, a modalidade ideal (bem como sua intensidade) vai depender de fatores como classificação da hérnia, gravidade do caso, dor e mobilidade do paciente.
“Vale ressaltar, além disso, a importância em fazer atividades com a supervisão de um profissional, para que ele adeque o volume e a carga dos treinos à condição do paciente”, finaliza o médico.
Leia também: Crossfit e musculação: afinal, como encaixar ambos no seu treino? Veja dicas
Quem tem hérnia de disco deve evitar quais exercícios na academia?
“Alguns exercícios dentro da musculação devem ser evitados para não piorar o quadro de dor”, começa o especialista. Então, ele cita:
- Agachamento com barra: por causar compressão direta nas vértebras;
- Stiff: por ser um movimento que força diretamente a musculatura da lombar e por concentrar tensão nas vértebras;
- Glúteo quatro apoios;
- Levantamento terra: gera grande impacto na coluna;
- Por fim, remada curvada: causa compressão das vértebras.
“Além deles, também é preciso evitar exercícios como a corrida, aqueles que envolvem movimentos de alto impacto e os que podem aumentar a pressão na coluna vertebral e agravar a hérnia de disco”, finaliza.
Fonte: Daniel Oliveira, médico ortopedista, especialista em coluna vertebral e diretor do NOT Ortopedia.