Grávida pode comer açaí? Especialista explica

Alimentação Bem-estar Gravidez e maternidade
29 de Maio, 2023
Grávida pode comer açaí? Especialista explica

Com tantos desejos durante a gestação, vez ou outra, as mamães podem se deparar com algumas dúvidas sobre a inclusão de alimentos específicos na rotina alimentar. Por exemplo, será que grávida pode comer açaí? Confira a seguir.

Veja também: Toque Vaginal: entenda a importância do exame na gestação

Afinal, grávida pode comer açaí? 

De acordo com a nutricionista Eleonora Galvão, o açaí pode ser consumido na gestação sem representar riscos. Porém, as gestantes não devem ir com tanta sede ao pote, já que se trata de um alimento calórico e se consumido com alta frequência, pode levar ao ganho de peso excessivo. Para se ter uma ideia, apenas 100 gramas de açaí puro contém 58 calorias.

Embora o açaí possa fazer parte da rotina alimentar da gestante, a nutricionista faz um alerta: “O açaí comumente adoçado com xarope de guaraná deve ser evitado nessa fase. Ele contém altas concentrações de açúcares refinados e calorias, sem grandes quantidades de nutrientes ou qualquer benefício à saúde da gestante”. 

Dessa forma, é essencial ficar atento aos componentes presentes no rótulo. O recomendado para consumo de gestantes é a polpa de açaí pasteurizada, devido ao menor risco de contaminação no processo de preparo. Além disso, esse produto também conta com menos aditivos e conservantes em sua composição, representando uma opção mais saudável.

Assim, ao acrescentar o açaí na alimentação, a gestante deve optar pela moderação, além de adotar outros hábitos alimentares saudáveis. 

Grávida pode comer açaí, mas e os acompanhamentos?

Outra recomendação importante é que o açaí seja consumido sem excesso de acompanhamentos calóricos. Itens como leite condensado, xarope de guaraná, leite em pó, chocolates e guloseimas merecem atenção especial. Eles aumentam as chances de ganho de peso exagerado, especialmente se há quadro de sobrepeso ou diabetes gestacional.

“Deve-se priorizar o consumo da polpa do açaí com frutas como banana e morango, além de itens que adoçam naturalmente como melado. O mel também é outra fonte natural para adoçar sem oferecer os prejuízos do açúcar refinado”, recomenda Eleonora. 

Benefícios do açaí para gestantes

Além de saboroso e refrescante, o açaí é uma importante fonte de antioxidantes, que têm função essencial na gestação, como as antocianinas e proantocianidina. A ação antioxidante é importante para melhorar a função mitocondrial, ajuda a fortalecer as defesas do organismo da mulher, atua positivamente combatendo o estresse oxidativo que é um fator a ser controlado ao longo do período gestacional pelos riscos que pode oferecer à gestante e desenvolvimento do bebe, além de ser eficaz contra quadros de pré eclâmpsia em gestantes.

O fruto ainda fornece quantidades boas de vitamina C, vitaminas do complexo B, como B1, B2, B3, nutrientes fundamentais para o desenvolvimento neuronal do bebe. Além disso, ainda fornece quantidades de cálcio, ferro e ácido fólico.

Por fim, é importante consultar um nutricionista para encaixará o alimento da melhor forma para que ele esteja dentro dieta equilibrada, oferecendo os nutrientes que o fruto fornece, sem que isso apresente riscos ao ganho de peso excessivo gestacional.

Alternativas saudáveis para substituir o açaí em dias quentes

Uma opção saudável e prática para consumir nutrientes e fontes de antioxidantes como o açaí, é fazer um sorbet caseiro. Assim, a preparação pode ter frutas congeladas como morango, frutas vermelhas, manga e banana, por exemplo.

“Além disso, o sorbet também contribuirá para o aumento do aporte de vitamina C, além de compostos bioativos de ação antioxidante como os flavonóides presentes nas frutas vermelhas, assim como no açaí” ressalta a nutricionista. 

 

Fonte: Eleonora Galvão, nutricionista da equipe Nutrindo Ideais, especialista em nutrição vegana, vegetariana e em transtornos alimentares e obesidade.

Sobre o autor

Tayna Farias
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em gravidez e maternidade

Leia também:

poke é saudável
Alimentação Bem-estar

Poke é saudável? Veja dicas na hora de consumir

Veja dicas de alimentos que não vão interferir no seu objetivo, seja emagrecer ou ganhar massa magra

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas