Granita de café: Espécie de “raspadinha” é ótima para os dias de calor!
Ama café, mas sofre por ficar longe dele nos dias de calor? Por que não provar uma deliciosa granita de café?
A bebida refrescante nasceu na Itália, mais especificamente na região da Sicília. E lembra uma espécie de “raspadinha”, muito comum no Brasil — é feita, basicamente, de água congelada e triturada e açúcar, frutas, caldas ou xaropes para garantir o gosto.
Seus benefícios são inúmeros: além de refrescar, ser barata e fácil de fazer, a granita é muito mais saudável do que os sorvetes industrializados — que são ricos em gorduras e conservantes químicos.
Sem contar que o café possui cafeína, que ativa a adrenalina e, por isso, nos deixa mais alerta, melhora a concentração e dá mais energia.
Além disso, concentra diferentes ácidos orgânicos, que têm funções antioxidantes – importantes na proteção contra inúmeras doenças, inclusive cardiovasculares.
Outra vantagem do grão é o seu poder termogênico. Ou seja, ele consegue acelerar o metabolismo, aumentando o gasto calórico. Isso ajuda na queima de gordura corporal e no processo de emagrecimento.
Muita gente aposta em coberturas como chantilly para deixar o drink ainda mais gostoso. Confira como fazer:
Receita de granita de café
Ingredientes:
- 2 xíc de café passado;
- Adoçante a gosto;
- 1 col (chá) de extrato de baunilha.
Modo de preparo:
Primeiramente, misture todos os ingredientes e leve ao congelador por aproximadamente uma hora. A bebida estará levemente congelada, então, com o auxílio de um garfo, raspe vigorosamente o café congelado até formar uma raspadinha.
Em seguida, deixe no congelador por mais uma hora. Por fim, ao servir, raspe novamente com um garfo.
Chantilly fit para acompanhar
Ingredientes:
Modo de preparo:
Primeiramente, bata as claras em neve até elas ficarem bem firmes. Em seguida, adicione o adoçante e volte a bater. Por fim, misture bem o creme de leite e sirva por cima da raspadinha.