Gengibre é termogênico e antioxidante; veja como incluir no dia a dia
O gengibre é uma planta utilizada há milênios, sobretudo nas medicinas orientais chinesa e indiana. A raiz de sabor forte é muito estudada por suas propriedades, principalmente no que diz respeito a acelerar o metabolismo, combater inflamações e fortalecer a imunidade. Saiba mais sobre o ingrediente a seguir:
Leia também: Alivia enjoo, reduz cólicas e é antioxidante: benefícios do chá de gengibre
O que é o gengibre?
Trata-se de uma plantinha que veio da Ásia. Ela pode atingir até 1,5m, suas flores são amarelo-esverdeadas e seus frutos pequenos e arredondados. Contudo, o que faz sucesso mesmo é a sua raiz (rizoma), usada tanto para fins medicinais, como culinários.
Existem três tipos de gengibre mais conhecidos: branco, azul e amarelo. Todos eles são compostos por inúmeros nutrientes, como o gingerol, substância que dá o aroma e o sabor característicos do ingrediente, além de ter ação antioxidante e anti-inflamatória. Potássio, magnésio e vitamina C são outros micronutrientes presentes no alimento.
Informações nutricionais por 100 gramas de gengibre
- Calorias (cal): 80;
- Gorduras (g): 0,8;
- Carboidratos (g): 17,8;
- Proteínas (g): 1,8;
- Fibra (g): 2;
- Sódio (mg): 13;
- Cálcio (mg): 16;
- Ferro (mg): 0,6;
- Magnésio (mg): 43;
- Fósforo (mg): 34;
- Potássio (mg): 415;
- Zinco (mg): 0,34;
- Cobre (mg): 0,22;
- Manganês (mg): 0,22;
- Selênio (mcg): 0,7;
- Vitamina C (mg): 5;
- Tiamina (mg): 0,025;
- Riboflavina (mg): 0,034;
- Niacina (mg): 0,75;
- Vitamina B6 (mg): 0,16;
- Água (g): 78,9.
Benefícios do gengibre
Gengibre pode ajudar no emagrecimento
A raiz é considerada termogênica. Isso quer dizer que ela é capaz de acelerar levemente o metabolismo, fazendo com que o corpo, portanto, queime mais calorias. Além disso, investigações também destacaram o potencial do tempero para promover a saciedade.
Mas é sempre bom lembrar: para auxiliar na perda de peso, o gengibre precisa ser combinado com uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos.
Múltipla ação
Bactericida, fungicida e anti-inflamatório. Ou seja, o gengibre pode inibir a proliferação de bactérias e fungos nocivos no estômago, intestino e outros órgãos. Além disso, ele contribui para a redução das inflamações, por isso que é benquisto em momentos nos quais a gripe ou o resfriado atacam o corpo e derrubam a disposição.
E ainda, bônus: a raiz pode ajudar a prevenir gastrite e úlceras, pois atua contra a bactéria H. pylori, uma das principais causas desses problemas. Dessa forma, ele também diminui náuseas e enjoos.
Alivia a tosse e dores de garganta
As propriedades anti-inflamatórias entram em ação. Sendo assim, uma forma rápida de colher esse benefício é ingerindo balas ou tomando o chá de gengibre (que pode ser enriquecido com limão, laranja e mel, que potencializam o resultado).
Leia também: Açafrão-da-terra (cúrcuma): benefícios e como incluir na dieta
Melhora a libido
Embora não exista comprovação científica, o gengibre já foi muito utilizado na tradição milenar para potencializar o desejo sexual, aliado a outros ingredientes, como a canela.
Gengibre pode ser um aliado do manejo do diabetes
Evidências também sugerem que a raiz causa uma leve redução das taxas de HbA1C do organismo – um tipo de hemoglobina que indica os níveis médios de glicose no sangue. Isso seria importante para casos de diabetes tipo 2. No entanto, mais pesquisas a respeito do assunto são necessárias.
Alivia cólicas menstruais
Outra constatação da ciência: um estudo publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine avaliou 150 mulheres que ingeriram 1g de gengibre durante três dias do período menstrual. Com isso, foi apontado que o alimento supostamente aliviaria as dores causadas pela cólica menstrual.
Leia também: 6 óleos essenciais para você usar a seu favor
Melhora a digestão
Exagerou na refeição? Uma xícara de chá de gengibre ajuda a facilitar a digestão e aliviar o desconforto de azia e inchaços abdominais típicos do almoço de domingo.
Como incluir o gengibre no seu dia a dia
O alimento é extremamente acessível: pode ser encontrado em feiras, empórios e supermercados. Contudo, para fazer o chá de gengibre e colher seus benefícios, prefira a raiz pura: basta um pedacinho para fazer a infusão. Já para tempero, a forma em pó é muito prática. Mas, caso queira dar um sabor mais marcante às receitas, inclua um pedaço de gengibre em sucos verdes. Além disso, ele vai muito bem em raspas sobre cremes doces, sopas e saladas.
Confira algumas ideias de receita a seguir:
Chá de gengibre, limão e mel
Ingredientes:
- 250ml de água;
- 10g de gengibre fresco e descascado;
- 1 col (chá) de mel;
- Suco de 1/2 limão.
Modo de preparo:
Primeiramente, leve o gengibre e a água ao fogo e deixe ferver de 8 a 10 minutos. Então, desligue o fogo, tampe e deixe descansar por 2 minutos, acrescente o restante dos ingredientes e sirva.
Sopa fria de cenoura com gengibre
Ingredientes:
- 3 cenouras cruas;
- 1 cebola;
- 1L de água;
- 1 pedaço de gengibre cru;
- Temperos naturais a gosto (sugestão: páprica, cúrcuma e pimenta-do-reino);
- 1 col (sopa) de salsinha;
- Sal a gosto;
- 1 batata inglesa crua.
Modo de preparo:
Primeiramente, cozinhe as cenouras, a cebola e a batata na água. Assim que os legumes estiverem macios, bata tudo no liquidificador com o restante dos ingredientes e reserve na geladeira até esfriar.
Smoothie detox com gengibre
Ingredientes:
- 1 xíc de água de coco gelada;
- 2 xíc de couve;
- 1 + ½ xíc de abacaxi picado;
- 1 banana madura picada;
- 2 col (sopa) de folhas de hortelã fresca;
- 1 col (sopa) de gengibre fresco;
- 1 col (sopa) de suco de limão fresco.
Modo de preparo:
Em primeiro lugar, em um liquidificador, coloque a água de coco e adicione couve, abacaxi, banana, hortelã, gengibre, suco de limão e sal. Logo depois, bata durante 1 minuto ou até ficar homogêneo, adicionando água gelada, se necessário, para atingir a consistência desejada.
Fonte: Giselle Santos, nutricionista graduada pela universidade São Camilo, pós-graduada em nutrição esportiva funcional, fisiologia do exercício e fitoterapia.