É possível ganhar massa muscular até o fim do ano?

Alimentação Bem-estar Movimento
11 de Novembro, 2022
É possível ganhar massa muscular até o fim do ano?

Restam poucos dias até as festas de Natal e Réveillon — menos de dois meses, para sermos exatos. O que deixa muita gente se perguntando se ainda é possível atingir alguma meta fitness, como ganhar massa muscular, até o fim do ano. Quem esclarece a questão é o profissional de Educação Física José Corbini, cofundador do Personal Virtual:

Dá para ganhar massa muscular até o fim do ano?

Segundo o especialista, dentro desse período tão curtinho, dificilmente será possível obter resultados expressivos com relação ao crescimento dos músculos. Isto é, até dá para melhorar o condicionamento físico e aumentar a quantidade de massa muscular presente no corpo. Mas as diferenças no espelho serão mais tímidas.

“Claro que isso também vai depender de vários fatores, principalmente no que diz respeito às características físicas e genéticas de cada indivíduo”, ele complementa.

Para uma pessoa que já tinha o hábito de treinar, mas estava parado, aproveitar o resto do ano para voltar à ativa trará mais resultados em comparação a quem passou a vida toda sedentário, por exemplo. “O corpo já possui uma memória muscular e um melhor tônus, além de o aluno já possuir uma noção sobre a execução correta dos movimentos.”

Isso permite que o organismo se adapte mais rapidamente aos treinos. Além disso, possibilita o aumento gradual das cargas — muito importante para quem quer ganhar massa muscular.

De qualquer forma, em ambos os casos, precisamos lembrar que os benefícios de começar a praticar alguma atividade física vão muito além da estética — esses, podem sim aparecer logo nas primeiras semanas: mais condicionamento físico e melhora do sono, do humor, da disposição e da autoestima são apenas alguns.

Leia também: Como desinchar até o fim do ano: dicas e cardápio

Qual é a melhor modalidade para aumentar os músculos?

Para José Corbini, a musculação é, certamente, a melhor opção. “Para potencializarmos os resultados, é fundamental possuir um planejamento adequado de exercícios e também cuidar da alimentação, priorizando alimentos ricos em proteínas e aminoácidos, além de uma hidratação adequada, ainda mais neste período do ano.”

Por isso, é imprescindível contar com a ajuda de um personal trainer que respeite o perfil e o objetivo do aluno, assim como a de um nutricionista. Desse modo, o organismo responderá melhor ao processo de hipertrofia.

Contudo, se você está buscando resultados mais rápidos para o fim do ano, talvez seja mais interessante focar na redução do percentual de gordura do que no aumento da massa muscular. “Nesse caso, há uma maior variedade de atividades físicas boas para a estratégia: uma simples caminhada ou outro esporte que você tenha mais afinidade. Claro que também não podemos descartar as especificidades de cada pessoa, principalmente a genética”, explica o profissional.

Uma boa dica é começar com mudanças simples de hábitos. “Com a ajuda de profissionais, é perfeitamente possível reduzir o peso até as festas de fim de ano. De forma saudável, praticando atividade física e mantendo uma alimentação adequada, podemos reduzir de 500 a 800 gramas por semana”, diz o especialista.

O importante, ainda de acordo com ele, é evitar dietas milagrosas e treinos incompatíveis com a sua capacidade física, que podem colocar a saúde em risco. E lembrar: o corpo do verão é aquele que você tem — não é preciso emagrecer ou aumentar os músculos para aproveitar a estação mais quente do ano!

Leia também: 4 passos que podem te ajudar a emagrecer ainda este ano

Fonte: José Corbini, profissional de Educação Física, personal trainer, técnico de esportes, professor de lutas e cofundador do Personal Virtual.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

Neste Setembro Amarelo, confira 5 atitudes para ajudar alguém que está em sofrimento
Bem-estar Equilíbrio

Setembro Amarelo: 5 atitudes para ajudar alguém em sofrimento

Aprenda cinco maneiras práticas de apoiar emocionalmente quem está passando por momentos difíceis, com dicas que envolvem acolhimento, empatia e incentivo à busca por ajuda profissional

casal correndo e olhando o relógio
Bem-estar Movimento

Seu relógio inteligente pode estar errado sobre gasto calórico

Estudo de 2017 encontrou inconsistências de até 93% nos cálculos de diferentes tipos de dispositivos. Mas acessório apresenta outras vantagens

homem adulto com esquizofrenia sentado com as duas mãos no cabelo.
Bem-estar Equilíbrio

Esquizofrenia em adultos: conheça os sintomas e como tratar

O adulto com esquizofrenia pode ter uma variedade de sintomas, desde comportamento bizarro e incerto e fala desorganizada a perda de emoções.