Qual a melhor estratégia para desinchar depois das festas de fim de ano?

Alimentação Bem-estar
05 de Janeiro, 2022
Qual a melhor estratégia para desinchar depois das festas de fim de ano?

Recentemente, a atriz Kéfera Buchmann contou em seu perfil do Instagram que ganhou 5,5kg depois das comemorações de Natal e de Ano Novo. Ela disse ter comido “como se não houvesse amanhã”, além de ter deixado os treinos de lado. Por fim, a atriz diz que vai apostar em uma dieta detox e malhar muito para desinchar depois dos exageros das festas de fim de ano. Mas será que a estratégia é a melhor para atingir o objetivo? Confira:

Ganho de peso no fim do ano

Primeiramente, vale esclarecer uma coisa: se você ganhou alguns quilos no fim do ano, dificilmente a culpa foi somente das ceias. Isso porque a capacidade do corpo de acumular gordura em um curto período de tempo não é tão expressiva quanto a retenção de líquidos após um ou dois dias de comilanças.

Leia também: 10 dicas práticas para emagrecer e manter o peso perdido em 2022

Por outro lado, se você manteve uma alimentação equilibrada o ano todo, mas ainda percebeu um aumento de peso depois das comemorações, provavelmente está sofrendo com o inchaço causado pela retenção de líquidos. Veja, então, o que fazer:

Estratégias para desinchar depois das festas

Se o seu objetivo é desinchar, o melhor a fazer é adotar o cardápio mais natural possível, rico em vitaminas, minerais e fibras (que ajudarão o fígado a eliminar as toxinas e o intestino a funcionar corretamente). Desse modo, o corpo volta a trabalhar como antes e, aos poucos, o inchaço vai embora.

Além disso, nada de querer correr atrás do prejuízo fazendo jejuns radicais e restrições calóricas malucas. Isso não só prejudica o organismo como pode fazer com que você exagere nas vezes em que puder comer.

E sabe qual a melhor forma de combater a retenção de líquidos que geralmente aparece no fim do ano? Bebendo muita água! Isso porque alimentos ricos em sódio e bebidas alcoólicas provocam a desidratação, fazendo com que o corpo entenda que precisa acumular líquidos para não perder mais.

E não para por aí: a água é essencial para manter diversas funções do nosso corpo — incluindo o metabolismo! Além disso, aposte em alimentos diuréticos, como pepino, aspargos, beterraba, repolho, aipo, cranberry, alho, salsa, melão e melancia. Sucos verdes também ajudam a repor o estoque hídrico e ainda entregam inúmeros nutrientes.

Leia também: Melhor dieta para 2022: Qual metodologia seguir para emagrecer

Treinar para desinchar depois das festas

Os exercícios físicos são essenciais para queimar calorias e ajudar na manutenção do peso. Contudo, aqui também vale a moderação: o corpo precisa de tempo para se recuperar e combater os processos inflamatórios provocados pelos excessos das festas e pela atividade física.

Portanto, se você se esqueceu da existência da academia durante o recesso, o ideal é retornar aos poucos, em dias alternados, e diminuir a intensidade das sessões. E lembre-se de dormir bem, afinal, ter boas noites de sono contribui para a produção de hormônios que regulam o apetite e o humor.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

pessoa calçando sapatos
Bem-estar Movimento

Afinal, qual é a do tênis de placa? Corredores iniciantes podem usar?

Os tênis de placa representaram uma verdadeira revolução na corrida de rua – há até quem os considere “doping tecnológico”. Como funcionam e para quem são

mulher segurando uma laranja ao meio, uma fruta da dieta-anti-inflamatória
Alimentação Bem-estar

Dieta anti-inflamatória: como fazer, cardápio e o que evitar

A inflamação é uma reação natural do organismo para se defender de uma infecção ou lesão dos tecidos

homem fazendo treino de bíceps
Bem-estar Movimento

Treino de bíceps: exercícios, benefícios e como fazer em casa

Exercícios isolados, multiarticulares e com suporte devem integrar o treino