Drenagem linfática: o que é, benefícios e como fazer em casa

Beleza Bem-estar Equilíbrio
21 de Dezembro, 2021
Drenagem linfática: o que é, benefícios e como fazer em casa

Uma das massagens queridinhas das mulheres é a drenagem linfática. O que não faltam são motivos para se apaixonar por essa técnica de massagem corporal. Isso porque além de estimular o funcionamento do sistema linfático, elimina toxinas e de quebra auxilia no combate à celulite. Confira agora outras informações sobre drenagem linfática, incluindo como fazê-la em casa.

Leia mais: Massagem: Tipos e benefícios

O que é e quais são os benefícios?

A drenagem linfática é uma técnica de massagem manual que pode ser feita no corpo ou no rosto. Nesse sentido, é realizada por meio de manobras suaves, rítmicas e sempre no sentido do sistema linfático. É indicada, por exemplo, para o tratamento antes ou depois de cirurgias, bem como para pessoas com a circulação sanguínea de retorno comprometida, além de gestantes, pessoas com celulite, edemas, relaxamento de pessoas tensas, dentre outras indicações.

Sendo essa uma técnica de massagem manual, pode-se utilizar recursos como creme, pó, óleo ou gel para facilitar o deslizamento, ou apenas o toque da mão feito diretamente na pele. Dessa forma, são muitos os benefícios da drenagem, entre eles:

  • Redução de medidas;
  • Melhora a circulação sanguínea, devido ao retorno do líquido bom ao sangue;
  • Diminuição da retenção de líquidos;
  • Relaxamento das fibras musculares;
  • Ajuda a eliminar as toxinas;
  • Combate a celulite.

É possível fazer em casa? 

Sim! A drenagem linfática pode, sim, ser feita em casa, auxiliando a eliminar qualquer tipo de inchaço, no rosto ou no corpo, que podem surgir nas mais variadas situações, como no sedentarismo. No entanto, exige cuidados necessários e deve ser realizada nos pontos adequados. Confira:

Drenagem linfática corporal

  1. Sentada, com as pernas dobradas, comece a massagem, debaixo para cima (dos pés em direção aos joelhos e, depois, dos joelhos em direção às coxas). Na parte interna da perna, na linha do calcanhar, use o polegar, o indicador e o dedo médio. Faça movimentos circulares e deslize até alcançar a virilha.
  2. Faça uma pausa atrás dos joelhos, próximo da lateral da perna (onde sentirá um furinho): circule e puxe, percorrendo pela lateral até chegar à virilha.
  3. Na virilha, utilizando todos os dedos, faça compressão e descompressão de forma suave. Repita as manobras três vezes em cada perna.

Drenagem linfática facial

  1. A drenagem linfática na região da face deve ser iniciada pelo pescoço. Primeiramente, com as pontas dos dedos, faça movimentos circulares logo em cima das clavículas, de forma leve, lenta e constante, sempre no sentido da linfa. 
  2. Na região central do queixo, com as pontas dos dedos médios e indicadores, deslize de forma leve, levando para a base do queixo. Em seguida, repita de 6 a 8 vezes. Na sequência, faça movimentos circulares no canto da boca, levando a linfa até o centro do queixo. Depois, nas proximidades das orelhas, pressione e estimule-as, suavemente, em movimentos circulares de 6 a 7 vezes. 
  3. Em seguida, com as pontas dos dedos na lateral do nariz, direcione a linfa para o canto das orelhas. Para massagear a região dos olhos, posicione os dedos na região lateral do rosto e, em círculos, deslize do canto externo do olho até a parte de trás das orelhas. Depos, na região das sobrancelhas e testa, deslize o dedo em movimentos circulares à linfa, ou seja, para a parte de trás das orelhas. Por fim, repita os estímulos. 

Ambas as drenagens podem ser feitas em alguns minutos, trazendo benefícios para pessoas de todas as idades, como deixar a pele mais bonita e eliminar toxinas. Por fim, a frequência da drenagem depende de alguns fatores. Pessoas que têm muita retenção de líquido, ou que tenham passado no período pré e pós-operatório devem fazê-la diariamente ou até 3 vezes por semana. O ideal é sempre procurar um profissional especializado para realizar os procedimentos, pois os resultados são alcançados com maior frequência quando a manipulação das manobras é feita de forma correta.

Fonte: Dani Loppes – CEO do Instituto D.Lo – Dani Loppes em Portugal e do Studio D, no Brasil. Esteticista.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!

respiração durante a corrida
Bem-estar Movimento

Dicas de como melhorar a respiração durante a corrida

Estar atento à respiração durante a corrida é algo essencial - tanto para iniciantes quanto para atletas experientes