Dormir ao lado do cônjuge melhora a qualidade do sono, diz pesquisa

14 de junho, 2022

O Dia dos Namorados já passou, mas os casais ainda têm motivos para comemorar. Um estudo da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, descobriu que dormir junto com o companheiro melhora a qualidade do sono. Outros pesquisadores da Universidade de Pittsburgh já haviam revelado que dormir de conchinha ajudava a reduzir os níveis de cortisol, hormônio do estresse, no sangue. 

Os líderes do estudo avaliaram o sono de 1.007 adultos em idade ativa e que viviam na Pensilvânia, estado localizado no nordeste dos Estados Unidos. Eles perceberam que os participantes que dormiam ao lado de seus companheiros tiveram menos insônia, fadiga e menor risco de apneia do sono.

As pessoas que dormiam sozinhas, por sua vez, tiveram noites piores de sono. Os índices de apneia, sonolência e maior gravidade da insônia foram mais presentes nesses indivíduos. Além disso, os pesquisadores também relacionaram o fato de dormir sozinho a um maior risco de desenvolver depressão, menor suporte social e menos satisfação com a vida.

Outro fato interessante: a companhia não pode ser qualquer uma. Na verdade, os condutores do estudo perceberam que as pessoas que dormiam com outros parentes (filhos, por exemplo) tiveram a qualidade de sono afetada. 

Dormir junto com o compaheiro: explicações

Estar apaixonado ou amar alguém faz com que os nossos comportamentos mudem, uma vez que o cérebro sofre alterações. No caso da paixão, por exemplo, as pessoas costumam ficar menos racionais, já que o córtex pré-frontal, região do cérebro responsável pela razão, tem a sua função inibida nessa fase.

Além disso, os níveis de ocitocina, hormônio do amor, e de dopamina, que causa a sensação de bem-estar, aumentam. “No amor companheiro, todas as alterações retornam ao seu funcionamento ‘normal’, exceto pela ocitocina, que se mantém em níveis maiores, e pela diminuição do cortisol”, conta Aline Quintino, psicóloga e pós-graduanda em Neurociências e Comportamento.

Outros hábitos para melhorar o sono

Apesar de saber que dormir junto com o companheiro faz bem, não podemos depender de outra pessoa para ter uma boa noite de sono, certo? Para os solteiros de plantão, alguns hábitos podem ser adotados a fim de melhorar a qualidade de sono e elevar a disposição na manhã seguinte.

A higiene do sono, por exemplo, é um conjunto de práticas que você realiza para garantir o seu descanso merecido ao fim do dia. Acima de tudo, os especialistas defendem que seja estabelecido um horário para dormir e acordar. Assim, você consegue sincronizar o seu relógio biológico e acorda se sentindo descansado.

Além disso, usar a cama somente para dormir é parte importante, uma vez que, ao utilizar esse espaço para comer, ler ou assistir televisão, um quadro de insônia pode surgir quando você quiser, de fato, dormir.

Invista, ainda, em colchões e travesseiros de boa qualidade. Afinal, este é o lugar onde você passará boa parte da sua vida. Levantar assim que o despertador toca é necessário. Assim, é possível ter um despertar mais tranquilo e consciente.

Fazer exercícios físicos, se expor à luz solar pela manhã e controlar doenças sistêmicas é fundamental. Por outro lado, evite alimentos pesados à noite, abuso de cafeína durante o dia, consumo de bebidas alcoólicas antes de deitar e contato com a luz azul após escurecer.

Leia também: Dia dos namorados: dicas para ter um relacionamento saudável

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.