Frutas cítricas: O que são e quais os benefícios
Frutas cítricas são cheias de benefício para a saúde. Mas, a maioria delas pode ser facilmente adicionada à dieta. Assim, limão, tangerina, grapefruit e companhia, além da ação antioxidante, são fontes de sinefrina, um termogênico natural.
Da mesma forma, a família dos cítricos esbanja minerais como potássio e magnésio, oferece ácido fólico e outras vitaminas do complexo B, assim como fibras. Além disso, fornecem carotenoides e flavonoides, que têm atividade antioxidante e anti-inflamatória.
Laranja, abacaxi, acerola… geralmente quando se fala em frutas cítricas esses são os exemplos. Contudo, o grupo é muito maior. Assim, o que caracteriza uma fruta cítrica é o sabor ácido. Ou seja, devido à concentração de ácidos cítricos, além da presença de vitamina C.
Benefícios das frutas cítricas
Melhora da saúde cerebral
Ricas em flavonoides, um antioxidante natural, são excelentes para a saúde do cérebro. Portanto, consumir essas frutas pode diminuir as chances de desenvolver doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.
Diminuem riscos de pedras nos rins
O acúmulo de minerais na urina pode ocasionar a formação de “pedras nos rins” (cálculo renal). Dessa forma, o consumo dessas frutas pode diminuir o risco de sofrer com esse problema, pois são abundante em citrato, substância que previne a condição.
Frutas cítricas ajudam no emagrecimento
Uma fruta dessas possui, em média, 4 g de fibras. Por isso, seu consumo pode ajudar no emagrecimento, de forma que as fibras facilitam a digestão e evitam retenção de líquido.
Beneficiam a saúde do coração
A ingestão desses alimentos ajuda na diminuição do nível de colesterol ruim (LDL) e triglicérides no sangue. Assim, os triglicérides são responsáveis pelo armazenamento de gordura no corpo. Dessa maneira, uma dieta rica nessas frutas previne doenças cardiovasculares, como a pressão arterial elevada.
Frutas cítricas protegem o estômago
Cientistas da Universidade de Messina, na Sicília, Itália. desenvolveram um estudo comprovando a ligação direta entre essas frutas e a prevenção de câncer no estômago. Pois, graças a abundância em vitamina C, carotenoides e flavonoides.