Fruta para pressão alta: alimento ajuda a prevenir a hipertensão
Prezar por uma alimentação equilibrada e com mais alimentos in natura do que industrializados é essencial para manter a saúde em dia. Isso porque uma dieta adequada, associada a bons hábitos no dia a dia, pode ajudar a prevenir condições como a hipertensão, que atinge muitos brasileiros e aumenta os riscos de infarto, derrame e falência dos rins. Então, será que você adivinha qual fruta é especialmente boa para diminuir a chamada pressão alta?
Leia também: Dieta LSHP: estudo analisa cardápio rico em potássio e baixo em sódio
Fruta para pressão alta
Se você respondeu banana, acertou! O item é uma excelente fonte de potássio, um mineral que tem influência direta sobre a nossa pressão arterial.
Isso acontece por conta de alguns mecanismos. Por exemplo, uma estrutura presente nas células conhecida como bomba de sódio-potássio. Quando há potássio em quantidades adequadas no organismo, mais sódio ela excreta do corpo (através da urina).
Esse processo ajuda a diminuir a pressão arterial e, além disso, a controlar melhor a liberação de adrenalina e noradrenalina pelo sistema nervoso central — dois hormônios que também têm relação com o estreitamento dos nossos vasos sanguíneos.
Além disso, o potássio também é essencial para a manutenção da força muscular, o bom funcionamento da função nervosa e até a saúde do coração.
Leia também: Afinal, o que comprar no mercado? Nutricionista indica melhores escolhas
Outros alimentos
Por isso, incluir diariamente a banana na alimentação pode ser interessante para atingir o volume recomendado do mineral (4700mg/dia). Mas a fruta não é a única rica em potássio: alguns alimentos carregam quantidades até maiores do micronutriente. Confira exemplos:
- Banana: 422mg por unidade (tamanho médio);
- Batata-doce: 542mg por unidade;
- Abacate: 487mg em meia porção;
- Damasco seco: 430mg em seis unidades;
- Espinafre: 839mg por xícara cozida;
- Abóbora: 896mg por xícara cozida;
- Feijão: 739mg a cada 100g.