Férias escolares: Como manter a alimentação saudável das crianças

Alimentação Bem-estar
06 de Janeiro, 2022
Férias escolares: Como manter a alimentação saudável das crianças

Mesmo durante as férias escolares, é muito importante que as crianças tenham uma alimentação saudável. Isso porque uma dieta balanceada é essencial para o bem-estar em todas as fases da vida. Mas, na infância, o hábito é ainda mais essencial: afinal, quantidades ideais de vitaminas, minerais e outros nutrientes garantirão o desenvolvimento adequado do pequeno.

Os erros mais comuns na alimentação infantil incluem comer diariamente industrializados, como bolachas, bolos e refrigerantes, que são ricos em açúcar e gordura, e comer poucos legumes, verduras e frutas. Contudo, com um cardápio balanceado e colorido, feito com comida de verdade e sem grandes invenções, geralmente o corpo da criança ficará nutrido.

Leia também: Melhores vitaminas e minerais para a imunidade — e onde encontrá-los

Confira, então, dicas essenciais para fazer os pequenos comerem bem nas férias escolares:

Alimentação nas férias escolares: Dicas

Seja o melhor modelo para seu filho

É importante que as crianças tenham um bom exemplo do que é uma alimentação saudável dentro de casa. Isso porque os pequenos costumam imitar as atitudes dos pais. Ações simples, como não comprar guloseimas para casa e ter sempre salada na mesa do almoço e do jantar, fazem a diferença.

Também, tanto na infância quanto na idade adulta, os princípios de uma vida saudável são os mesmos. Todo mundo precisa dos mesmos tipos de nutrientes – como minerais, carboidratos, gorduras e proteínas. É claro que as porções são diferentes, mas a comida deve ser a mesma para todos.

Para estimular seu filho a provar novos sabores, uma boa estratégia é comer alimentos nutritivos na frente dele, para que ele veja que são gostosos e saudáveis.

Férias escolares e alimentação: Deixe as crianças participarem das receitas

Cozinhar é uma prática aliada da alimentação saudável infantil, e, consequentemente, uma importante ferramenta de combate a doenças como obesidade.

Claro que a falta de tempo faz com que as pessoas cozinhem menos hoje em dia. Mas, é possível fazer coisas simples, em pouco tempo e sem grandes habilidades culinárias. Saladas, bolos caseiros, um lanche gostoso e legumes são algumas opções.

Da mesma forma, permitir que os filhos ajudem na preparação da comida também é uma ótima forma de estimulá-los — sem contar que é uma tarefa divertidíssima para fazer durante as férias!

Leia também: Qual a diferença entre carboidrato e glúten?

Evite distrações na hora das refeições

Fazer da hora da refeição um momento tranquilo e especial é o que prega o mindful eating, técnica milenar bastante usada na nutrição comportamental e que propõe a conscientização dos sinais e das respostas ao ato de nutrir-se. Com isso, é importante evitar distrações à mesa, como televisão, tablet ou celular, regra que vale tanto para os filhos quanto para os pais.

Férias escolares e alimentação: Ofereça mais opções (de ingredientes e de preparos)

O pequeno não gosta de certo alimento? Dê mais opções a ele, seja preparando o ingrediente de forma diferente, ou então trazendo alternativas igualmente nutritivas. Por exemplo, se a criança recusar uma laranja (fonte de fibras e vitamina C), ofereça um kiwi.

Não só, buscar o motivo da rejeição daquele alimento também é uma boa ideia. Portanto, não faça perguntas como “por que você não gostou?”. Em vez disso, questione o que ela achou da textura, do sabor, da cor e da temperatura do alimento. Isso ajuda a entender o paladar da criança e os alimentos que gosta mais.

Não utilize as calorias vazias como moeda de troca

Muitos adultos utilizam os doces e as guloseimas como moeda de troca para o bom comportamento. Assim, o pequeno sempre escuta frases como: “se você parar de chorar, te dou um chocolate”, ou “só vai comer a sobremesa se não fizer birra”. Isso acaba gerando uma relação nada legal com a alimentação e incentivando o comer emocional.

Leia também: Qual a melhor estratégia para desinchar depois das festas de fim de ano?

Faça lanchinhos divertidos!

Utilize as frutas e as verduras para montar desenhos no prato. Uma panqueca de banana com aveia, por exemplo, pode virar um ursinho se você utilizar mirtilos como olhos, morangos como orelhas e um gomo de tangerina como boca.

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher de lado tomando um suco verde em um copo
Alimentação Bem-estar

Como comer mais fibras no dia a dia? Dicas simples

O nutriente promove saciedade, melhora o trânsito intestinal, ajuda a evitar picos de açúcar no sangue e diminui a absorção das gorduras. Veja como comer mais

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!