Farinha de chia: benefícios e opções de receitas
A farinha de chia é mais uma opção de incluir na alimentação a semente da chia, um verdadeiro superalimento. A chia, também chamada de semente dos Andes, é rica em excelentes propriedades, também presentes quando ela é transformada em farinha.
Portanto, a farinha de chia ajuda na sensação de saciedade, uma vez que é rica em fibras. Além disso, é uma ótima fonte de vitaminas, minerais e até mesmo proteína. Ainda, não contém glúten. Sendo assim, é indicada para celíacos. Veja, então, seus benefícios e como incluí-la em receitas.
Leia mais: Chia para emagrecer: afinal, como usar a semente?
Os benefícios de incluir a farinha de chia na dieta
Previne a constipação
A constipação, ou seja, prisão de ventre, costuma ser resultado da pouca ingestão de fibras. Sendo assim, uma dieta pobre em fibras resulta no inchaço abdominal e demais efeitos colaterais da constipação. Portanto, ao incluir essa farinha na dieta pode evitar esse problema. Sua abundância em fibras também prolonga a sensação de saciedade, o que pode ajudar na perda de peso.
Músculos saudáveis
As vitaminas do complexo B trabalham com as proteínas. Portanto, elas estão diretamente ligadas à saúde dos músculos. Sendo assim, o consumo de farinha de chia pode ajudar no ganho de massa magra (hipertrofia) e na garantia da boa saúde muscular.
Ainda, o fato da farinha conter também minerais como potássio e magnésio beneficia a recuperação muscular após o exercício físico.
Leia mais: Como acelerar a recuperação muscular depois de treinar
Ossos fortes
Além das vitaminas do complexo B, a farinha de chia também contém uma grande quantidade de minerais importantes, inclusive o cálcio, o qual é essencial para a força dos ossos. Portanto, uma dieta que inclui a farinha pode ser uma forma de evitar a osteoporose, condição em que os ossos enfraquecem devido a uma série de possíveis causas, inclusive a deficiência de cálcio.
Leia também: Afinal, quais alimentos contêm mais cálcio do que o leite?
Pode ajudar no emagrecimento
Além de pouco calórica, essa farinha ajuda na sensação de saciedade, o que nos previne de comer em excesso desnecessariamente. Por isso, além de aliviar o inchaço abdominal que a constipação causaria, a farinha também pode nos ajudar a continuar na dieta.
Como consumir a farinha de chia
- Massas de pães, tortas, quiches e bolos, por exemplo
- Panqueca
- Na salada
- Com iogurte
- Junto a cereais ou farelo de aveia
- Salada de frutas
- Mingau
- Vitaminas, sucos e smoothies
Receitas com farinha de chia
Bolo de banana com farinha de chia
Ingredientes
- 3 bananas maduras amassadas
- 3 ovos
- 1/2 xícara de óleo vegetal
- 1/2 xícara de açúcar mascavo
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1/2 xícara de farinha de chia
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 1/2 colher de chá de canela em pó (opcional)
- 1/4 colher de chá de sal
- Nozes picadas, passas ou frutas secas na massa do bolo
- Para um bolo mais úmido, adicione 1/2 xícara de iogurte natural à massa
Modo de preparo
Antes de mais nada, pré-aqueça o forno a 180 graus Celsius. Além disso, unte e enfarinhe uma forma de bolo redonda de 23 cm de diâmetro. Então, em uma tigela grande, misture as bananas amassadas, os ovos, o óleo e o açúcar mascavo até obter um creme homogêneo.
Em outra tigela, misture a farinha de trigo, a farinha de chia, o fermento em pó, a canela em pó e o sal. Em seguida, adicione os ingredientes secos aos ingredientes úmidos e misture bem até obter uma massa homogênea. Então, despeje a massa na forma de bolo preparada e leve ao forno por cerca de 40 minutos, ou até que um palito inserido no centro do bolo saia limpo. Por fim, deixe o bolo esfriar completamente antes de desenformar e servir.
Pizza de frigideira com farinha de chia
Ingredientes da massa
- 2 ovos
- 2 colheres de sopa de farinha de chia
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- 1/2 colher de chá de fermento em pó
- Sal e pimenta a gosto
Ingredientes do recheio
- Molho de tomate
- Queijo mussarela ralado
- Presunto picado (opcional)
- Azeitonas pretas picadas (opcional)
- Orégano a gosto
Modo de preparo da massa
Primeiramente, em uma tigela, misture os ovos, a farinha de chia, a farinha de trigo, o fermento em pó, o sal e a pimenta. Então, aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio. Em seguida, despeje a massa na frigideira e espalhe uniformemente, formando uma massa fina. Cozinhe por cerca de 5 minutos, ou até que a massa esteja dourada na parte inferior. Depois, vire a massa e cozinhe por mais 2 minutos. Se a massa estiver muito fina, adicione mais um ovo à receita, mas se estiver muito grossa, adicione mais um pouco de farinha de trigo à receita.
Modo de preparo do recheio
Espalhe o molho de tomate sobre a massa. Em seguida, adicione o queijo mussarela ralado, o presunto picado, as azeitonas pretas picadas e o orégano. Então, cozinhe em fogo baixo por cerca de 5 minutos, ou até que o queijo esteja derretido e sirva quente. Você pode adicionar outros ingredientes ao recheio, como legumes, frango desfiado ou atum, por exemplo.
Torta de legumes com farinha de chia
Ingredientes da massa
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1/2 xícara de farinha de chia
- 1/2 xícara de óleo vegetal
- 1/2 xícara de água morna
- 1/2 colher de chá de sal
- 1 ovo batido e 1 colher de sopa de leite para a cobertura
Ingredientes do recheio
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 cenoura picada
- 1 brócolis picado
- 1 xícara de ervilha congelada
- 1/2 xícara de tomate picado
- Sal e pimenta a gosto
- Orégano a gosto
Modo de preparo da massa
Primeiramente, em um processador de alimentos, misture a farinha de trigo, a farinha de chia, o óleo vegetal, a água morna e o sal. Então, bata até obter uma massa homogênea. Se você não tiver um processador de alimentos, pode misturar os ingredientes da massa à mão. Por fim, forre uma forma de torta redonda com a massa. Para a cobertura, misture, em uma tigela, o ovo batido e o leite. Então, pincele a cobertura sobre a torta.
Modo de preparo do recheio
Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho picados. Então, adicione a cenoura, o brócolis, a ervilha e o tomate. Em seguida, refogue até os legumes ficarem macios. Tempere com sal, pimenta e orégano a gosto e despeje o recheio sobre a massa da torta. Por fim, leve ao forno pré-aquecido a 180 graus Celsius por cerca de 30 minutos e sirva quente. Você pode adicionar outros legumes ao recheio, como abobrinha, couve-flor ou pimentão, por exemplo.