Farinha de batata-doce: Conheça os benefícios
A farinha de batata-doce, também chamada de batata-doce em pó, é uma opção para quem quer evitar o consumo da farinha de trigo. Rica em carboidratos complexos, ela é lentamente absorvida pelo organismo, portanto, não provoca grandes picos glicêmicos, o que é especialmente benéfico para esportistas. Ainda, essa farinha é fonte de vitaminas, como a anti-inflamatória vitamina A, além de fibras e minerais, como o cálcio e o potássio.
Benefícios de incluir a farinha de batata-doce na dieta
Ajuda na perda de peso
Por ser fonte de fibras, a farinha ajuda na melhora do trânsito intestinal, o que combate o inchaço. Além disso, a abundância em fibras ajuda na sensação de saciedade, o que evita o excesso na hora de se alimentar, o que contribui para a perda de peso.
Previne a diabetes
Também devido à abundância de fibras, a batata-doce em pó ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue, o que ajuda a previnir o diagnóstico de diabetes, pois sua abundância em carboidratos complexos ajuda a prevenir picos glicêmicos elevados.
Pele jovem e saudável
Fonte de vitamina A, naturalmente anti-inflamatória e antioxidante, a farinha de batata-doce ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele, o qual seria causado pela ação dos radicais livres no organismo, e o aparecimento de acne. A grande presença dessa vitamina também beneficia a aparência dos fios de cabelo, pois ela contribui com o crescimento e força dos mesmos.
Leia mais: Vitamina A ajuda a combater câncer de pele
Energia pré-treino
Ainda, é justamente por não provocar picos glicêmicos drásticos que essa farinha é uma ótima opção para atletas e praticantes assíduos de atividades físicas. Sendo assim, garantindo energia para o corpo, a farinha é uma boa opção de pré-treino.
Leia também: O que comer no pré e pós-treino em uma dieta low carb
Como incluir a farinha de batata-doce na dieta
- Bolos
- Pães
- Vitaminas
- Sopas e caldos
- Com iogurte e frutas