Farelo de trigo: para que serve e receitas

Alimentação
02 de Novembro, 2022
Farelo de trigo: para que serve e receitas

Neste artigo, vamos explicar tudo sobre farelo de trigo, para que serve, quais são os seus benefícios e muito mais. Além disso, iremos sugerir algumas receitas para você colocar o ingrediente no seu cardápio do dia a dia. Se você quer saber mais, continue a leitura! 

Leia mais: Dia do Trigo: afinal, glúten engorda?

O que é farelo de trigo?

O farelo de trigo ou a fibra de farelo de trigo, como também é conhecida, é a casca do grão do trigo que contém glúten. Conversamos com a Rosemeire Pagliuso, nutricionista do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), para explicar melhor esse alimento. 

“Normalmente, no primeiro processo de moagem é retirada a casca da semente, é o que chamamos de farelo. Ele é rico em fibras e vitaminas, que estão presentes na casca destas sementes”, explica.

Embora seja um alimento pouco popular, o alimento pode trazer inúmeros benefícios à nossa saúde, desde que consumido com orientações de especialistas.

Para que serve o farelo de trigo?

Primeiramente, é importante ressaltar que o ingrediente contém aproximadamente 45% de fibra, da qual cerca de 95% corresponde a fibra insolúvel (70% de arabinoxilanos e 25% de celulose) e uma fibra solúvel (5% beta-glucanos). 

A especialista afirma que o farelo de trigo é um alimento rico em fibras, como lignina, celulose e galactanos. 

“Esse tipo de farelo consegue aumentar o volume das fezes e estimular os movimentos naturais do intestino, ajudando a combater a prisão de ventre”, informa. 

Benefícios do farelo de trigo

A lista dos benefícios que o farelo de trigo oferece à saúde é grande, já que ele possui propriedade hipoglicemiante, antioxidante, laxativa e sacietogênica. A nutricionista listou quais são:

  • Combate a prisão de ventre, já que é rico em fibras e isso faz com que aumentam o volume das fezes, além de estimular os movimentos naturais do intestino; 
  • Ajuda no controle do diabetes, pois as fibras contribuem para a diminuição da velocidade de absorção do carboidrato dos alimentos, equilibrando os níveis de glicose no sangue; 
  • Fortalece o sistema imunológico porque contém antioxidantes, como carotenoides e flavonoides, que fortalecem as células do nosso sistema imunológico; 
  • Favorece o emagrecimento, já que aumenta a sensação de saciedade, diminuindo a vontade de ingerir alimentos ao longo do dia; 
  • Por conter fibras e antioxidantes que protegem as células saudáveis contra os radicais livres, evita o surgimento de câncer, como cólon, próstata e mama; 
  • Previne hemorroidas, por conter fibras que facilitam a eliminação das fezes; 
  • Por ser rico em fibras, isto é, diminuem a absorção de gorduras no intestino, além de diminuir o colesterol ruim; 
  • Previne doenças cardiovasculares, pois é rico em magnésio, potássio e minerais que ajudam a eliminar o excesso de sódio pela urina e favorecem a circulação de sangue. 

Tabela nutricional 

É importante informar a tabela de informação nutricional do farelo de trigo, já que consta todos os dados necessários sobre esse alimento, como calorias, carboidratos, proteínas, entre outros.

A tabela a seguir traz a informação nutricional de 100g, o equivalente a 10 colheres de sopa. Para acessar outros valores, acesse aqui. Confira: 

farelo de trigo

Afinal, farelo de trigo engorda ou emagrece?

Todos os alimentos com farinha geram dúvidas comuns nas pessoas: será que engorda? Nesse caso não é diferente: afinal, será que o farelo de trigo engorda ou emagrece?

De acordo com a nutricionista, o farelo de trigo engorda, se consumido em porções excessivas: “o farelo de trigo possui um número significativamente menor que uma porção de granola. Sendo assim, ao consumir 2 colheres de sopa de farelo de trigo, você estará adicionando apenas 80 calorias na sua refeição”, diz.

Portanto, como um único alimento não pode determinar todas as calorias diárias consumidas, o farelo não pode ser julgado como prejudicial a toda perda ou ganho de peso.

Pelo contrário: o cereal pode ser um aliado para quem busca o emagrecimento, já que é rico em nutrientes. Sendo assim, o farelo pode ser incorporado de forma prudente em uma dieta

Como usar?

O farelo de trigo pode ser adicionado em diversos tipos de refeições, como frutas, sucos, vitaminas, leites e iogurtes, por exemplo. Esse alimento também pode ser usado em receitas como bolos, pães, biscoitos e tortas. 

Rosemeire Pagliuso lembra que para se obter os benefícios do farelo de trigo, o ideal é consumir 10 g, ou seja, 1 colher de sopa cheia por dia.

Receitas com farelo de trigo 

Pão integral com farelo de trigo

farelo de trigo

Ingredientes:

  • 500 gramas de farinha de trigo com fermento;
  • 5 gramas de fermento biológico; 
  • 300 ml de água morna;
  • 2 colheres de açúcar;
  • 6 colheres de farelo de trigo;
  • 50 ml de óleo;
  • 1 colher de manteiga ou margarina. 

Modo de preparo

Primeiramente, misture 4 colheres de sopa de farinha com o açúcar e o fermento. Depois, vá colocando água morna até virar um mingau grossinho. 

Deixe descansar por 20 minutos. Depois de 20 minutos, quando a massa fermentar, coloque o óleo e a margarina e um pouquinho de água gelada mexa e vá colocando o restante da farinha e o farelo do trigo até a massa soltar das mãos. 

Em seguida deixe a massa descansar por uma hora, depois disso modele seu pão da forma que você quiser e deixe descansar por mais uma hora. 

Bolo de canela com farelo de trigo

farelo de trigo

  • 6 unidades de ovo;
  • 8 colheres (sopa) de farelo de aveia;
  • 4 colheres (sopa) de farelo de trigo;
  • 12 colheres (sopa) de leite em pó;
  • Adoçante culinário a gosto;
  • 1 pitada de sal;
  • 4 colheres (sopa) de iogurte desnatado;
  • 4 colheres (chá) de canela-da-china em pó;
  • 2 colheres (sopa) de café instantâneo em pó;
  • 1 colher (chá) de fermento químico em pó.

Modo de preparo

É simples! Separe as claras e as gemas de ovo. Em seguida, bata as claras em neve com 1 pitada de sal, até ficarem bem firmes. Misture as gemas com o iogurte e misture delicadamente com as claras. 

Adicione os outros ingredientes e misture novamente, com uma colher de pau. Coloque em uma forma untada e asse por 35 minutos, a 180º (forno pré-aquecido). E está pronto!

Quais as suas contraindicações e efeitos colaterais?

Para finalizar, a nutricionista informa que o farelo de trigo deve ser evitado por pessoas celíacas, já que contém glúten em sua composição. 

Além dos celíacos, pessoas com obstrução do trânsito intestinal, ou com dificuldade de absorção intestinal, quadros inflamatórios intestinais ou abdominais agudos (apendicite), e indivíduos desidratados, com dificuldade para engolir ou produzir saliva devem evitar o consumo desse alimento. 

Fonte: Dra. Rosemeire Pagliuso, nutricionista do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE).

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

prato conhecido como costelinha de milho, geralmente feito na air fryer
Alimentação Bem-estar Receitas

“Costelinha” de milho na air fryer fica uma delícia!

Apesar do nome "costelinha", o preparo é vegano -- o milho é o principal ingrediente, e fica pronto em poucos minutos na air fryer

limite de vitamina d
Alimentação Bem-estar Saúde

Idoso morre após sofrer overdose de vitamina D. Veja o limite máximo

A automedicação pode levar a excessos do nutriente que causam danos à saúde e que podem, inclusive, levar à óbito

ovo ajuda no ganho de massa
Alimentação Bem-estar

Aumentar o consumo de ovos ajuda no ganho de massa muscular?

Um adulto deve ingerir cerca de 1 a 3 ovos por dia, mas recomendação pode mudar dependendo individuais