Sinais de que você precisa comer mais carboidratos

19 de julho, 2022

Se você der uma pesquisada rápida na internet sobre alimentação para emagrecer, vai encontrar muitos sites e conteúdos (nem todos embasados cientificamente) apontando um grande vilão da perda de peso: o carboidrato. Por isso, muita gente acaba cortando completamente o macronutriente da dieta sem a devida orientação. Mas a falta de carboidrato pode gerar mais de um sintoma, e todos eles nada agradáveis para o corpo. Saiba mais:

Por que não cortar o carboidrato do cardápio?

Porque ele é essencial para nós, já que é “responsável pela formação de um dos principais combustíveis para as milhares de células que compõem os órgãos e tecidos do corpo humano: a glicose”, explica a nutricionista Inarí Ciccone.

Ou seja, assim como o excesso do nutriente pode levar ao ganho de peso, a sua falta pode causar quadros severos de hipoglicemia, gerando uma redução do equilíbrio do organismo e a morte de células importantes, como as presentes no cérebro.

Leia também: É possível misturar mais de um tipo de carboidrato no prato?

Quais as quantidades ideais?

“A necessidade varia de acordo com a quantidade de massa muscular, atividade física, esforço desenvolvido ao longo do dia e condições metabólicas”, afirma a nutricionista.

Mas, geralmente, um adulto saudável que pratica 150 minutos de atividades físicas por semana e trabalha sentado pode precisar de 40 a 50% de carboidratos do valor energético total consumido no dia — algo entre 200 e 300g. O ideal, então, é consultar um nutricionista para entender se a estratégia low carb é válida para você.

Sintomas de pouco carboidrato

Falta de carboidrato no corpo: cansaço

A sensação de fadiga é uma consequência da deficiência de energia.

Falta de carboidrato no corpo: perda de massa muscular

Cortar os carboidratos aumenta a chance de perda de massa magra porque eles são muito importantes para o processo. Isso mesmo, não são apenas as proteínas as responsáveis pela hipertrofia: os carboidratos garantem combustível para o treino, dão mais energia e também participam da reconstrução do tecido muscular.

Falta de carboidrato no corpo: diminuição da performance no exercício

Com menos combustível, até o seu desempenho nos exercícios físicos (e em outras esferas, como no trabalho e nos estudos) pode sair prejudicado.

Leia também: Afinal, receita de mussarela caseira, do TikTok, é saudável? Confira

Falta de carboidrato no corpo: irritabilidade

Quadros de hipoglicemia também são conhecidos por provocarem alterações de humor.

Fonte: Inarí Ciccone, nutricionista e especialista em Obesidade e Emagrecimento pela UNIFESP e mestre em Ciências da Saúde com ênfase em reprodução humana pela FMUSP.

Descubra se seu peso está saudável Em minutos, você saberá se seu peso atual é saudável, com a ajuda grátis da Vitat.

Sobre o autor

Amanda Panteri
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em alimentação saudável.