Receita de mussarela caseira, do TikTok, é saudável? Confira

18 de julho, 2022

Com os preços dos alimentos cada vez mais altos nos mercados e nas feiras, as pessoas andam buscando alternativas para fazer o dinheiro render mais. Uma delas é a receita de mussarela caseira, que viralizou recentemente na rede social TikTok e promete dobrar a quantidade de queijo que você leva para casa.

Contudo, e por conter amido de milho, leite e manteiga, será que o preparo é saudável? Saiba tudo sobre:

Como é feita a receita de mussarela caseira?

Os ingredientes incluem a própria mussarela (cerca de 300g), leite (1L), amido de milho (200g), manteiga (200g) e sal (1 col de chá). A ideia é bater o leite e o amido em um liquidificador, e depois despejá-los em uma panela com o restante dos ingredientes para que eles engrossem. Por fim, a mistura é colocada em um recipiente para dar forma e levada à geladeira para endurecer.

Leia também: Internal Shower Trend, do TikTok, é segura?

É saudável?

Infelizmente, apesar de não pesar tanto no bolso em comparação à mussarela tradicional, a alternativa pode não ser a mais interessante para a sua saúde. De acordo com a jornalista e nutricionista Amanda Figueiredo, ao adicionar o amido de milho, a mussarela perde valor nutricional.

“Pois, por ser considerado um carboidrato refinado, ele deve em diversas vitaminas e minerais. Ou seja, ele colabora para um aumento do índice glicêmico, fator diretamente relacionado ao ganho de peso. Além disso, é um alimento processado e industrializado. Tais alimentos costumam adicionar calorias à dieta sem acrescentar nutrientes”, afirma a especialista.

E mesmo na hora de comprar o seu queijo (ou qualquer outro produto industrializado) no mercado, é preciso ficar atento ao rótulo do alimento. “É preciso ter em mente que, quanto menos ingredientes em sua composição, mais próximo do saudável ele é. Assim, o ideal é consultar a tabela nutricional e a lista de ingredientes para escolher os menos calóricos e com menores teores de gordura e sódio”, recomenda a nutricionista.

Fonte: Amanda Figueiredo, nutricionista e jornalista.

Sobre o autor

Amanda Panteri
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em alimentação saudável.