Como armazenar insulina e medicamentos injetáveis na geladeira?

Bem-estar Casa
13 de Julho, 2022
Como armazenar insulina e medicamentos injetáveis na geladeira?

Diversos medicamentos precisam de um ambiente refrigerado para que fiquem conservados. Então, a geladeira é a melhor opção para quem não tem um frigobar em casa. Contudo, mesmo na geladeira é preciso saber como armazenar insulina, usada para o tratamento da diabetes, e outros medicamentos injetáveis corretamente para evitar qualquer dano aos remédios.

Como armazenar insulina 

Há diferenças na forma de guardar uma insulina lacrada e aberta. Se ela estiver lacrada, é preciso mantê-la na em temperaturas entre 2 a 8 graus celsius na geladeira. As insulinas que estão sendo utilizadas podem ficar na geladeira ou em temperatura ambiente. Por orientação da Fiocruz, a medicação deve ser conservada em temperaturas até 25ºC. Assim, deve ficar em local fresco, longe da luz e de mudanças de temperatura. 

Leia também: Como descartar medicamentos corretamente

Então, você deve estar se perguntando qual é o melhor local do eletrodoméstico para manter o medicamento. A insulina pode ficar nas prateleiras do meio para baixo. Caso ela fique na primeira prateleira, próxima ao freezer, pode acabar congelando e perdendo seu efeito. 

Além disso, também é indicado manter o medicamento na embalagem original. Evite deixá-los na porta da geladeira, pois essa parte do eletrodoméstico tem muitas mudanças de temperatura. É interessante anotar quando se iniciou o uso da insulina para controlar a data de validade.  

Após aberta, a insulina deve ser usada de 4 a 8 semanas. Contudo, a data de validade pode variar de acordo com o fabricante, por isso, é necessário se atentar à validade. Insulina lacrada e armazenada corretamente pode ficar até 24 semanas na geladeira. Lembre-se de não usar a insulina vencida. 

Leia também: Medicamentos para doenças reumáticas diminuem a resposta das vacinas de Covid-19

Já as canetas recarregáveis precisam ficar fora da geladeira, pois a baixa temperatura pode danificar o mecanismo da injeção. A caneta descartável pode ir à geladeira. 

Como armazenar outros injetáveis 

Partindo para além da insulina, a Fiocruz indica armazenar os injetáveis separados dos outros medicamentos. As recomendações não mudam muito, da mesma forma que a insulina, eles precisam ficar em local que não tenha a luz do sol, estejam armazenados na geladeira enquanto não são abertos e nem devem ficar próximos ao freezer e nem nas portas da geladeira.

Por fim, o transporte dos injetáveis deve ser em uma caixa como as de isopor, que protegem do calor excessivo e também da luz do sol. Além disso, pode ser necessário usar uma bolsa térmica para mantê-los refrigerados, caso a viagem seja longa ou o clima esteja muito quente. 

https://www.youtube.com/watch?v=WYiqeFLt7eg

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!