Exame TSH: Por que ele é importante para a tireoide
Se você foi ao clínico geral ou ao endocrinologista, muito provavelmente ele solicitou uma bateria de exames para um check-up. Entre eles está o exame TSH, útil para avaliar o funcionamento da tireoide, uma glândula importantíssima para o equilíbrio do metabolismo.
Localizada na parte anterior do pescoço, a tireoide produz os hormônios T3 (tri-iodotironina) e T4, a tiroxina. Ela depende do hormônio tireoestimulante (TSH), produzido pela hipófise, para viabilizar a produção do T3 e T4.
Quando a produção do TSH está em desequilíbrio, pode indicar hipertireoidismo ou hipotireoidismo. Ambos os quadros alteram o peso, memória, humor e podem desencadear distúrbios psicológicos, como a depressão.
Para que serve o exame TSH?
Agora que você já sabe um pouco sobre a importância da saúde da tireoide, o TSH vai ajudar no diagnóstico da saúde dessa glândula. Desse modo, ele é coletado por meio de amostra de sangue, geralmente em jejum de, no mínimo, 4 horas. O principal será checar os valores de referência (que variam de acordo com o laboratório), que basicamente se classificam em:
TSH alto
Se o laudo apontar o TSH alto, pode indicar que a tireoide está com a produção baixa dos hormônios T3 e T4, o que pode ser sinal de hipotireoidismo. Assim, essa condição possui diversos sintomas, entre eles:
- Ganho de peso, mesmo se você tiver uma vida saudável, com alimentação equilibrada e exercícios, geralmente às custas de edema (inchaço);
- Fadiga crônica;
- Depressão;
- Intestino preso;
- Além disso, dores musculares sem motivo aparente;
- Queda de cabelo;
- Aumento dos níveis de colesterol;
- Alterações bruscas na pele (oleosidade ou ressecamento em excesso);
- Por fim, lapsos de memória.
Leia também: Tireoide e depressão: Mas qual a relação?
TSH baixo
Por outro lado, a produção excessiva de hormônios pela tireoide, que configura o hipertireoidismo, inibe a produção de TSH pela hipófise, que aparecerá suprimido no exame de sangue. Portanto, os sintomas de excesso de hormônio tireoidiano podem incluir:
- Insônia;
- Perda de peso, inclusive de massa muscular;
- Palpitação cardíaca;
- Ansiedade;
- Agressividade;
- Por fim, tremores.
Além da possibilidade do quadro de hipertireodismo, o TSH baixo pode sinalizar tumor ou outros problemas na glândula hipófise. Mas antes de tirar conclusões precipitadas, sempre consulte seu médico e compartilhe todos os resultados de exames com o profissional.
Leia também: Afinal, o que acontece com a tireoide na gravidez?
Por que realizar o exame TSH?
Além de fazer parte da rotina de exames de check-up, ele é importante para descobrir possíveis problemas na tireoide, que podem ir além do hipotireoidismo e hipertireoidismo. O exame é útil e faz parte da investigação e seguimento de nódulos, tumores e aumento da tireoide, por exemplo.
Fonte: Dra. Bárbara Scalon Magro, médica endocrinologista da Care Club – Unidades Itaim, Parque do Povo e Villa Lobos (São Paulo/SP). CRM 182985