Escarola: Benefícios e como consumir o vegetal
A escarola é uma folha verde escura, da mesma família que a chicória, cheia de fibras e muito popular na comida brasileira. É uma das mais nutritivas folhas verdes, bem como é conhecida por seu sabor amargo.
Também, possui forte poder prebiótico, e é conhecida por ser um poderoso anti-inflamatório natural. Além disso, é fonte de fibras e sais minerais, como ferro, magnésio, potássio, cobre e muitos outros.
Nutrientes da escarola em 150 g
- Cálcio (79,56 mg)
- Ferro (1,27 mg)
- Fibra alimentar (3,17 mg)
- Magnésio (22,95 mg)
- Manganês (0,64 mg)
- Selênio (8,2 mcg)
- Ácido fólico (217,26 mcg)
- Vitamina C (Ácido ascórbico – 9,95 mg)
- Zinco (1,21 mg)
Benefícios da escarola
Ajuda no emagrecimento
Primordialmente, por ser pouco calórica (100 g contém apenas 17 calorias), ela é uma excelente adição à dieta. Além disso, por ser fonte de fibras, promove a sensação de saciedade e melhora o funcionamento intestinal, prevenindo a sensação de inchaço.
Fortalece a imunidade
Fonte de importantes sais minerais, a escarola fortalece a imunidade, agindo diretamente em benefício do sistema imunológico. Da mesma maneira, é fonte de diversas vitaminas, que também ajudam a prevenir a ocorrência de doenças e infecções no corpo.
Leia também: Alimentos para aumentar a imunidade
Escarola combate a anemia
Não só, graças à sua abundância de ferro, a escarola ajuda no combate à deficiência de ferro.
Melhora a saúde da pele
Rica em cálcio, melhora a saúde da pele, dos ossos, das unhas e dos cabelos. Com isso, graças ao seu poder antioxidante, ela previne o envelhecimento precoce da pele.
Como consumir a escarola
Para não perder os benefícios da escarola, prefira consumi-la crua, ou seja, em saladas. Mas, se preferir refogada, deixe-a cozinhando no vapor. Sobretudo, é muito versátil, podendo ser adicionada em diversas receitas. Nutritiva, enriquece qualquer prato, por exemplo:
E mais!