Enzimas digestivas: O que são e em quais alimentos encontrar
Enzimas digestivas são proteínas com função de “quebrar” macromoléculas em porções menores, facilitando sua absorção no organismo através do intestino. Elas podem ser produzidas naturalmente pelo corpo ou ingeridas a partir da alimentação, assim acelerando as reações químicas do organismo.
Essencialmente, elas servem para que o organismo absorva melhor os nutrientes que necessita a partir do que comemos – desde vitaminas e minerais, até macronutrientes, como proteínas, carboidratos e gorduras. Assim, nutrindo e fornecendo energia às células.
Tipos de enzimas digestivas
A variedade de enzimas não é pouca, mas há três tipos especialmente importantes: a lipase, a amilase e a protease.
Lipase é uma das enzimas digestivas
A lipase é a enzima responsável pela quebra das gorduras, ou seja, atua sobre os lipídios, transformando-os em ácidos graxos e glicerol.
Leia também: As melhores opções de gorduras boas para colocar no prato
Amilase
Já a amilase é uma enzima com função de quebrar os carboidratos, mais especificamente o amido, transformando-o em maltose e glicose.
Leia mais: Os melhores carboidratos para a sua dieta
Protease
A protease, assim como a bromelina, é uma enzima digestiva que quebra as proteínas, promovendo a melhor absorção desse macronutriente no organismo.
Leia também: Sinais de que você está comendo pouca proteína
Se o corpo não conseguir produzir enzimas digestivas suficientes, as moléculas de alimentos não poderão ser digeridas adequadamente. Isso pode levar a distúrbios digestivos, como intolerância à lactose.
Glicoamilase
Auxilia na quebra do amido, transformando-o, assim, em glicose.
DPP-IV
Tem ação sobre a caseína e o glúten, substâncias alergênicas e, assim, muitas vezes responsáveis por gases e inchaço.
Alimentos ricos em enzimas digestivas naturais
Assim, comer alimentos ricos em enzimas digestivas naturais pode ajudar a melhorar a digestão. Por fim, confira algumas opções.