Mel de Manuka: O alimento que promete cuidar da saúde

Alimentação Bem-estar
27 de Agosto, 2019
Mel de Manuka: O alimento que promete cuidar da saúde

Mel de Manuka é gerado por abelhas da Nova Zelândia e da Austrália, e é um dos mais exclusivos do mundo. Este “ouro líquido” é obtido das flores da árvore manuka, e sua aparência é mais escura do que normalmente vemos na versão tradicional do produto. 

Considerado um dos nutrientes mais ricos da natureza, o “Manuka Honey”, como também é chamado, tem apenas 21 calorias por colher de chá. Além disso, também conta com um poder adoçante superior ao do açúcar – isso significa que é preciso usar uma quantidade menor para alcançar a doçura desejada.  

Suas propriedades foram investigadas por muitos cientistas desde que suas características diferiram de outros tipos de mel. Vem quer saber como ele beneficia sua pele, cabelo e estilo de vida: 

Na pele

Uma pequena gota desse mel pode hidratar a pele seca e maltratada pelo sol. Outra vantagem é que, por ser rico em antioxidantes, ele neutraliza os radicais livres e retarda o envelhecimento precoce. Também tem grandes benefícios se você tiver dermatite.

Mel de Manuka na saúde

Este mel com grandes doses de vitaminas e minerais é quatro vezes mais forte que qualquer outro. De acordo com o periódico norte-americano Current Drug Metabolism, ele ajuda na regeneração de tecidos em feridas, reduzindo a dor. Por isso, é uma ótima solução para eliminar bactérias e tem grandes quantidades de antioxidantes, além de múltiplos benefícios anti-inflamatórios.

Estudos divulgados pela Universidade da Nova Zelândia examinaram a ação probiótica do alimento. Uma parcela dos carboidratos contidos no mel de Manuka é aproveitada no intestino delgado, enquanto o restante passa sem digestão até o intestino grosso.  Esse processo estimula o desenvolvimento de bactérias saudáveis no organismo e elas, por sua vez, melhoram a digestão e evitam o acúmulo de toxinas. 

No cabelo

Ele age nos fios como um hidratante natural, fortalece as madeixas enfraquecidas, além de restaurar o brilho. Ajuda o cabelo a ficar saudável, macio e sem frizz. 

Antes de comprar o mel de manuka

O Manuka é mais caro e difícil de encontrar do que o mel tradicional. E é preciso ficar atento na hora de escolher, pois existem algumas versões que não trazem todo o potencial que ele promete. Antes de levar para casa, confira no rótulo a sinalização UMF, que quer dizer (Unique Manuka Factor, ou Fator Original Manuka, em tradução livre), que evidencia a gradação mais pura do produto entre os níveis 10 e 18. Se a sinalização mostrar um número inferior a 10 quer dizer que o mel tem baixas concentrações de pureza e, portanto, pode não ser tão eficaz.

Leia também: Emagrecer: 28 dicas para perder peso rápido com saúde

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!