É possível engravidar na menopausa, como Claudia Raia?

Gravidez e maternidade Saúde
24 de Outubro, 2022
É possível engravidar na menopausa, como Claudia Raia?

Quando Claudia Raia descobriu uma gravidez tardia aos 55 anos, inesperadamente, o caso trouxe a pergunta: é possível engravidar na menopausa? De acordo com a ginecologista Carla Iaconelli, especialista em Reprodução Humana, dificilmente isso tende a acontecer. Para chegar a essa resposta, é preciso entender o porquê.

Quem dá mais detalhes sobre o assunto é o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli, da Clínica Mantelli. Ele explica que a menopausa consiste em um período em que ocorre a perda da fertilidade feminina. “Ou seja, há a falência ovariana bem como há a parada da produção hormonal. Dessa forma, a ovulação para e a mulher não é mais fértil”, detalha o especialista.

Ainda de acordo com o obstetra, esse marco ocorre entre 45 e 55 anos. “Antes disso, seria uma menopausa precoce. Já após esse período, seria uma menopausa tardia”, completa Mantelli.  

Leia mais: Sintomas diferentes da menopausa: saiba quais são e como aliviá-los

Já a gravidez na pré-menopausa pode acontecer, sabia?

Ainda assim, seguindo uma linha cronológica do organismo feminino, mulheres tendem a viver o período de pré-menopausa, o qual também recebe o nome de climatério. “Ele é marcado por falhas menstruais”, explica o obstetra. Em outras palavras, a mulher tende a menstruar um mês e ficar de dois a três sem o sangramento mensal, por exemplo.

Assim, devido a essa irregularidade no organismo feminino, a mulher pode acabar engravidando durante o climatério, “principalmente nos períodos em que menstruar, já que ela pode ovular”, completa Mantelli.

Sintomas da pré-menopausa

Além da idade, outros sintomas marcam o período anterior a menopausa, de acordo com Carla. A seguir, veja quais são:

  • Ondas de calor;
  • Perda de memória;
  • Falta de sono;
  • Ressecamento vaginal;
  • Infecção urinária bem como perda de urina;
  • Perda de massa magra;
  • Distribuição de gordura na região abdominal.

Leia mais: Sim, é possível engravidar na pré-menopausa. Entenda

Se não é possível engravidar na menopausa, o que aconteceu com Claudia Raia?

Assim, ao entender a possibilidade de gravidar na pré-menopausa bem como na menopausa, é importante saber que o caso de Claudia Raia foi uma exceção. O que aconteceu foi que a atriz passou pelo tratamento de fertilização in vitro (FIV), mas ele não deu certo. No entanto, ao parar com a terapia hormonal, a artista soube que seu organismo havia voltado a ovular.

Embora a notícia fosse positiva, a atriz não acreditou que a gestação natural fosse possível. E, então, ela viveu os dias normalmente – com direito a viagem com os filhos, muita malhação e até mesmo mudança na cor do cabelo.

Assim, o que se entende que aconteceu é que a terapia hormonal fez com que o organismo de Claudia Raia voltasse a ter folículos ovarianos. Eles, por sua vez, são responsáveis por armazenarem os óvulos e liberá-los. Logo, a gestação natural tornou-se possível para a artista ao ter relações sexuais desprotegidas com o marido Jarbas Homem de Mello, com quem está desde 2018.

Fontes:

  • Dra. Carla Iaconelli, ginecologista especialista em Reprodução Humana;
  • Dr. Domingos Mantelli, ginecologista e obstetra da Clínica Mantelli;

Referência:

Leia também:

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Medir a pressão arterial
Saúde

Medir a pressão arterial: veja novas recomendações

Veja novas recomendações da Sociedade Brasileira de Cardiologia

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma