Por que (e como) apostar na musculação para emagrecer?

Bem-estar Movimento
08 de Maio, 2023
Por que (e como) apostar na musculação para emagrecer?

Quando o assunto é perda de peso, um tipo específico de atividade física geralmente é citado: o treino cardio (ou aeróbico). Realmente, ele pode promover altos gastos calóricos durante o exercício, mas a verdade é que também é possível emagrecer com a musculação! Saiba mais a seguir:

Qual a diferença entre treino cardio e musculação?

O treino cardio (também conhecido como aeróbico ou cardiorrespiratório) trata-se de uma modalidade que exige sobretudo dos sistemas cardíaco, respiratório e circulatório.

São basicamente exercícios que fazem a gente ficar sem fôlego, aumentam a resistência e diminuem o nosso cansaço a longo prazo. Corrida, bike, natação, esteira, elíptico, pular corda, burpee e polichinelo são alguns exemplos.

Por outro lado, “a musculação é um exercício mais aconselhado para ganho de força e aumento de percentual de massa magra”, explica o personal trainer Bruno Sapo.

Uma sessão conta com movimentos que trabalham um ou mais grupos musculares, geralmente com pesos e carga para gerar resistência e aumentar o esforço.

Por que o treino cardio é mais associado à perda de peso?

Justamente por gerar um alto gasto calórico no momento do exercício, o cardio sempre foi mais relacionado ao emagrecimento do que a musculação. “Antigamente, priorizava-se muito a quantidade de calorias gastas naquele momento”, complementa o especialista.

Assim, por não promover tanta queima calórica no momento do treino, a musculação não era tão vista como uma aliada da perda de peso. Contudo, não é bem assim que a coisa funciona, sabia?

Leia também: Suplementos pré-treino: como escolher o melhor para você?

É possível emagrecer com a musculação?

A resposta é sim! E isso por alguns motivos, de acordo com Bruno Sapo:

  • A musculação potencializa a nossa taxa metabólica basal, ou seja, o número de calorias que o nosso corpo queima em repouso torna-se maior;
  • Ao aumentar a nossa força, a modalidade também garante mais resistência e melhora o nosso desempenho em atividades aeróbicas — assim, conseguimos treinar com mais intensidade, por mais tempo e com menos chances de lesões;
  • O treino de força, quando feito de forma mais intensa, estimula a produção de testosterona. O hormônio ajuda a garantir resultados, seja no ganho de massa muscular ou no emagrecimento.

Vale lembrar, também, que muita gente desanima ao começar a fazer academia por não notar diferenças expressivas nos ponteiros da balança. Contudo, o personal explica que isso acontece porque ao mesmo tempo em que promove a redução do percentual de gordura, a musculação também favorece o aumento da massa muscular no corpo.

Então, como o músculo é mais denso do que a gordura, o peso pode mudar muito pouco ou até continuar igual — mas é possível notar, por exemplo, a redução das medidas e da numeração das roupas.

Dicas para emagrecer com a musculação

Mas como emagrecer com a musculação? Bruno Sapo dá duas dicas essenciais:

  • Combine os treinos

“Pensando em emagrecimento, a combinação de treino de força com treinos cardio ou de predominância aeróbia é a melhor opção”, afirma. O personal garante que fazer essa estratégia não irá prejudicar o seu desempenho na musculação, e ainda estimulará a perda de peso.

Portanto, se você gosta e tem tempo, aposte em exercícios cardiorrespiratórios de intensidade moderada e longa duração, ou de intensidade alta e curta duração, em conjunto com a musculação.

  • Varie sempre

Aqui, o especialista indica variar características de treino como volume, intensidade e estímulos. “Se no primeiro mês o foco foi em mais repetições e menos carga no agachamento com o peso nas costas, por exemplo, no segundo o foco pode ser menos repetições, mais carga e no agachamento com a barra na frente”, ele diz.

Em todo caso, conte com a ajuda de um profissional na hora de fazer essas mudanças. Além disso, faça uma dieta equilibrada, individualizada e condizente com o seu objetivo, é claro!

Fonte: Bruno Sapo, atleta e personal trainer, criador do TDS (Treino do Sapo) e pioneiro em treinamentos funcionais.

Como posso potencializar meu ganho de massa? Temos dicas para você! Ver agora

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!