Dores no joelho: principais causas e melhores exercícios

Bem-estar Movimento Saúde
30 de Agosto, 2023
Dores no joelho: principais causas e melhores exercícios

Quem nunca sentiu aquela dorzinha chata no joelho? Pois é, esse incômodo pode ser um verdadeiro obstáculo para uma vida ativa e saudável. As dores no joelho são um problema de saúde comum que podem ser causadas por diversos motivos. Veja, agora, os principais.

Leia mais: Dor no joelho e agachamento: afinal, condição impede de fazer o exercício?

Dores no joelho impactam qualidade de vida

De acordo com Raquel Silvério, fisioterapeuta, o joelho é uma das articulações mais complexas e sobrecarregadas do corpo humano. Desse modo, as dores nessa região são mais comuns do que se imagina e podem afetar pessoas de todas as idades, gêneros e níveis de condicionamento físico.

Uma pessoa que enfrenta dores constantes no joelho, por exemplo, está mais propensa a ter uma qualidade de vida reduzida. Por isso, é tão importante realizar o diagnóstico e começar o tratamento. “Quando mais cedo se descobre a causa, mais chances há de ter uma vida mais ativa e sem dores”, afirma Raquel.

Dores no joelho: causas mais comuns

Lesões esportivas

Atividades esportivas e exercícios intensos podem resultar em lesões nos ligamentos, tendões e cartilagem do joelho. Torções, impactos diretos e movimentos bruscos, por exemplo, podem levar a danos que desencadeiam dores significativas.

Desgaste da cartilagem

A osteoartrite, isto é, processo degenerativo que afeta a cartilagem protetora das articulações, é uma causa comum de dores no joelho. Com o tempo, a cartilagem pode se desgastar, levando a fricção e desconforto durante o movimento.

Sobrecarga e excesso de peso

O excesso de peso coloca uma pressão adicional sobre as articulações dos joelhos, podendo resultar em dor e inflamação. A sobrecarga crônica devido a um estilo de vida sedentário também pode contribuir para o problema.

Condições médicas pré-existente

Algumas condições médicas, como a artrite reumatóide, podem causar inflamação nas articulações, incluindo os joelhos. Essas inflamações frequentemente resultam em dores e limitações na mobilidade.

Má postura e alinhamento

Uma postura inadequada e um alinhamento desfavorável das pernas e quadris podem causar desequilíbrios musculares, colocando pressão irregular nos joelhos. Com o tempo, isso pode levar a dores e desconforto

Por fim, a fisioterapeuta Raquel comenta que para reduzir o risco de dores no joelho, é importante ter hábitos saudáveis, como manter um peso equilibrado, realizar exercícios de fortalecimento muscular, usar calçados adequados para atividades esportivas e adotar técnicas de treinamento condizente com cada caso.

“Além disso, em caso de dores persistentes no joelho, é fundamental procurar a orientação de um profissional de saúde, como um fisioterapeuta, para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento personalizado. Lembrando sempre que a prevenção e o cuidado adequado são fundamentais para manter a saúde e a funcionalidade dessa importante articulação do corpo humano.” – finaliza a fisioterapeuta.

Dores no joelho: exercícios corretos e cuidados preventivos 

Imagine uma vida sem dores nos joelhos, onde você pode se movimentar livremente e desfrutar das atividades do dia a dia sem desconforto? Com os exercícios certos, isso é possível, mas para muita gente, parece uma realidade distante.

Além disso, a idade também desempenha um papel importante no enfraquecimento deles. Com o tempo, as cartilagens recebem menos nutrientes, prejudicando o fortalecimento da musculatura e levando ao desgaste das articulações, resultando em dor.

Segundo Monica Marques, diretora técnica da Cia Athletica, é fundamental procurar ajuda de um profissional especializado em caso de dor ou desconforto. Dentre as opções mais recomendadas de treinos estão o pilates, musculação, alongamentos, natação, hidroginástica e treinos funcionais.

“Nestas modalidades, o aluno encontra exercícios adequados para fortalecer musculatura no entorno do joelho, como ponte, agachamentos, afundo, avanço, adução de quadril, elevação e extensão de perna, flexão de perna e pé”, afirma.

Fontes:

Raquel Silvério, fisioterapeuta e diretora clínica do Instituto Trata, unidade de Guarulhos.

Monica Marques, diretora técnica da Cia Athletica.

 

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

à esquerda, uma tigela com salada de pepino e um hashi pegando um pepino. à direita, um copo de plástico com salada de pepino.
Alimentação Bem-estar

Salada de pepino do TikTok: aprenda a fazer e veja os benefícios

O pepino é uma excelente escolha para quem busca uma alimentação equilibrada e saudável.

mulher sentada na frente de mesa e computador, apoiando os cotovelos na mesa e com a cabeça entre as mãos. produtividade e saúde mental estão conectadas.
Bem-estar Equilíbrio

Produtividade e saúde mental: como a empresa pode ajudar?

Colaboradores saudáveis tem menos faltas e maior capacidade de resolver problemas; entenda mais a relação entre produtividade e saúde mental.

chá para dormir em uma xícara azul em cima de uma cama com um cobertor azul
Alimentação Bem-estar Sono

Chá para dormir: conheça as 7 melhores opções e como fazer

Relaxar se transforma em um ritual de agitação quando as preocupações invadem a mente.