Hidroginástica: Benefícios e como fazer

Bem-estar Movimento
28 de Outubro, 2019
Hidroginástica: Benefícios e como fazer

A hidroginástica é uma possibilidade para quem deseja mexer o corpo e mandar o sedentarismo embora. A modalidade já foi alvo apenas de idosos, mas hoje proporciona diversão, engajamento e muitos benefícios para todas as faixas etárias.

O que é?

A prática utiliza acessórios ou apenas o corpo para realizar movimentações que exigem um maior esforço pela resistência que a água oferece. É uma modalidade quase que 100% isenta de impactos, e por esse motivo é muito indicada em processos de recuperação e para pessoas que possuem acometimentos no aparelho locomotor.

Leia também: Natação: Conheça os benefícios e o gasto calórico da prática

As aulas, em geral, são em grupos e possuem uma infinidade de opções para variação como a hidro power, hidro dança, hidro local, hidro yoga, deep runner… Todas essas tomam como ponto de partida os principais modelos de aulas de ginástica aeróbica dos anos 1980 e hidroterapia. Dessa forma, para quem acaba enjoando rápido de um mesmo tipo de aula, essa pode ser uma opção viável.

Como surgiu?

A água era bem empregada de diversas formas com o objetivo de terapia e recreação. Temos registros da exploração desse recurso através do seu uso quente, gelada, em ambiente com ar quente ou até mesmo úmido.

A hidroginástica surgiu com o desenvolvimento da hidroterapia, tendo sua chegada ao Brasil por volta de 1980. Inicialmente, era indicada apenas para idosos e pessoas em recuperação, porém, com sua expansão, sabe-se que pode ser prescrita para quase todos os casos.

Leia também: Hidroterapia: O que é, indicações e benefícios

Benefícios

  • Aumenta força;
  • Aprimora o sistema cardiovascular;
  • Não oferece impacto;
  • Melhora coordenação motora;
  • Proporciona relaxamento e sensação de bem-estar;
  • Melhora flexibilidade.

Quem pode fazer?

A hidroginástica é indicada para qualquer idade e quase sem contraindicação. Isso porque oferece exercícios que podem ser facilmente adaptados e não promovem impacto, reduzindo o risco de lesão, trazendo a possibilidade de participação na aula desde quem quer emagrecer, até para quem está em processo de reabilitação.

Como começar a praticar?

Prepare o traje de banho, de preferência um que seja adequado para práticas aquáticas e procure uma academia que forneça a modalidade.

Sobre o autor

Leticia Gaspar
Formada em Educação Física na UNIFESP, desenvolve pesquisas socioculturais na faculdade e tem experiência com modalidades para condicionamento e emagrecimento com adultos e idosos.

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!