Diverticulite: o que é, causas, sintomas e tratamento

Saúde
25 de Agosto, 2022
Diverticulite: o que é, causas, sintomas e tratamento

A diverticulite é uma doença inflamatória que ocorre na parede interna do intestino. Assim, ela acontece quando os divertículos, saliências gastrointestinais com pequenas quantidades de fezes, se inflamam ou infectam, causando então abscesso ou perfuração. Isso ocorre no cólon sigmóide do órgão. De forma mais clara, essa infecção se distribuiu pelo abdômen formando uma espécie de U invertido, de acordo com o Ministério da Saúde.

Causa

A doença acontece por falta de fibras na dieta alimentar e também constipação. 

Fatores de risco: 

  • Tabagismo;
  • Obesidade;
  • Predisposição genética; 
  • Sedentarismo;
  • Envelhecimento. 

Normalmente, a infecção acontece com pessoas acima dos 40 anos. Por si só, essas fissuras não causam qualquer risco ao organismo. Entretanto, quando estão inflamadas podem lesionar ou provocar abcessos graves. Ou seja, aumenta o risco de infecção no órgão. 

Leia também: Síndrome de Ehlers-Danlos: saiba tudo sobre a rara condição

Sintomas da diverticulite

  • Dor infra-umbilical; 
  • Dificuldade ou ardor para urinar; 
  • Diarréia branda; 
  • Sangue nas fezes;
  • Febre; 
  • Náuseas; 
  • Vômito.

Diagnóstico 

O diagnóstico é feito através de exames de imagem, como a tomografia do abdômen ou ultrassom. A colonoscopia também é um exame geralmente sugerido para descartar a possibilidade de câncer ou tumores. O ideal é prestar muita atenção aos sintomas, assim, caso o seu quadro se encaixe em uma possível diverticulite, procure um posto médico com urgência. 

Tratamento da diverticulite

Em casos severos, é necessário realizar a internação hospitalar. Assim, o paciente recebe antibióticos em jejum. Se o caso for leve, o tratamento é feito com o uso de antibióticos, dieta leve e líquida. Então, os médicos observam a evolução clínica por 72 horas. De acordo com o Ministério da Saúde, 80% dos casos evoluem para a cura. 

Qual profissional procurar?

Em caso de diverticulite, procure um coloproctologista ou proctologista. Entretanto, se não for uma possibilidade, busque uma unidade de pronto atendimento para melhor encaminhamento. 

Prevenção

Uma dieta equilibrada é a melhor opção para a prevenção da diverticulite. Dessa forma, consumir mais frutas sem sementes, vegetais, cereais e pão integral evita a inflamação dos divertículos. Além disso, bebidas como café e refrigerantes não são indicadas. 

Leia também: Câncer de pâncreas: entenda a doença que Lúcia Alves tem

Dieta para diverticulite 

Bons hábitos alimentares são importantíssimos para que o diagnóstico seja evitado. Por isso, consumir uma dieta saudável é indicado. Então, invista em um cardápio rico em legumes, verduras e frutas. Beba a quantidade de água ideal para o seu peso, pois a hidratação é um ponto forte no diagnóstico da doença. 

Para evitar que o intestino fique preso, aposte no consumo de muita fibra! Por exemplo: feijão, grão de bico, lentilha, soja, arroz, centeio, trigo, brócolis, couve-flor, verduras folhosas, além de cascas e bagaços de frutas. Confira mais informações sobre a dieta para diverticulite aqui. 

Perguntas frequentes

A cirurgia é necessária?

A cirurgia pode ser uma opção para os casos mais graves de diverticulite. Assim, uma parte do órgão afetado é retirada e os abcessos presentes são drenados. Por fim, o paciente também pode necessitar contar com uma bolsa de colostomia. 

Diverticulite tem cura?

A boa notícia é que, sim, a diverticulite tem cura! Em casos leves, geralmente esse processo ocorre em casa e com sucesso. Em situações graves, a cirurgia consegue resolver o problema.

A doença é hereditária?

Não há indícios de que a doença seja algo que passe, necessariamente, de pai para filho, por exemplo. Contudo, a predisposição genética influencia para o diagnóstico positivo da doença. 

Referências: Ministério da Saúde.

Sobre o autor

Gabriela Ferreira
Jornalista e Repórter da Vitat.

Leia também:

celulite no rosto
Saúde

Celulite no rosto? Entenda como uma infecção bacteriana traz riscos à saúde

Diferentemente das ondulações indesejadas no bumbum, a celulite no rosto é uma doença que precisa ser tratada com antibióticos

ficar muito tempo sentado
Saúde

Quanto tempo você passa sentado? Um novo estudo aponta riscos de ficar muito tempo nessa posição

Passar horas seguidas sem se mexer aumenta o risco de morte por doenças cardiovasculares e outras enfermidades, segundo pesquisadores dos EUA

madonna no brasil
Bem-estar Saúde

Madonna no Brasil: dicas de saúde para se preparar para o show

Espetáculo gratuito, no próximo sábado (4), deve reunir mais de 1,5 milhão de pessoas; Veja dicas para aproveitar o show