Dieta sátvica: Benefícios e como seguir o estilo alimentar

14 de maio, 2020

A dieta sátvica é popular entre praticantes de yoga e adeptos da Ayurveda, a medicina tradicional indiana originada há mais de 5 mil anos. Consiste no consumo de alimentos de alto valor nutricional, priorizando vegetais, legumes e oleaginosas.

Basicamente, na prática de yoga existem três diferentes tipos de alimentos divididos por suas qualidades e benefícios para a saúde: sátvicos, rajásicos e tamásicos. No caso dos alimentos sátvicos, a palavra “sátvica” significa “essência pura”. Portanto, esses são alimentos considerados puros e balanceados, tidos como promotores de efeito calmante, bom humor e clareza mental.

Leia também: Como yoga ajuda a combater ansiedade e depressão

Entretanto, a metodologia vai muito além dos alimentos ingeridos. Ela prega que a saúde e bem-estar do corpo também dependem de fatores como o ar puro que respiramos, os sons – música e palavras – e até das companhias que temos.

Alimentos da dieta sátvica

A dieta sátvica é composta por alimentos que contêm grande quantidade de micronutrientes e, segundo a Ayurveda, são ideias para promover a longevidade, a força física e a plena saúde mental.  São ingredientes frescos, livres de toxinas e de fácil digestão. Além disso, devem ser preparados de forma tranquila e ser mastigados sem pressa.

Em especial, os alimentos mais consumidos na dieta são:

O que não comer na dieta sátvica 

Ao contrário dos alimentos sátvicos, recomendados amplamente pela dieta, os alimentos considerados rajásicos (estimulantes) ou tamásicos (depressores) são contraindicados. Portanto, alimentos como proteínas animais, por exemplo as carnes, o ovo e o leite e seus derivados, a cafeína e o açúcar refinado são desaconselhados.

Benefícios da dieta sátvica 

Reduz o risco de doenças crônicas

É comprovado que dietas de grande ingestão de alimentos nutritivos reduzem o risco de desenvolver doenças crônicas como a diabetes, doenças cardiovasculares e tipos de câncer.

Pode ajudar na perda de peso

Majoritariamente composta por alimentos ricos em fibras, a dieta sátvica pode ajudar na perda de peso. Pois, promove o melhor funcionamento intestinal, combatendo a constipação, o inchaço estomacal. Além disso, promover a sensação mais prolongada de saciedade.

Leia também: Yoga emagrece?

Melhora do humor

Ainda, a ingestão regular dos alimentos denominados sátvicos pode ter um impacto direto e muito positivo no humor. Assim, eles podem ter efeito calmante e reduzir as variações de humor, minimizando o risco de sofrer de distúrbios de humor como depressão, ansiedade e estresse.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo