Dieta Feingold: O plano que beneficia crianças hiperativas
A dieta Feingold é um plano de eliminação estabelecido pelo médico Benjamin Feingold na década de 1970. Ao longo dos anos, a metodologia e suas variações foram apresentadas para potencialmente ajudar a melhorar os sintomas do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).
Dieta Feingold: Como funciona
Dr. Feingold, pediatra e alergista, começou a recomendar a dieta a seus pacientes para aliviar os sintomas de alergias, como urticária. Assim, alguns deles relataram uma melhora nos sintomas comportamentais após seguir o plano. Além disso, a dieta envolve a eliminação de certas substâncias sintéticas que foram associadas a distúrbios comportamentais.
Você elimina os alimentos que contêm essas substâncias para verificar se os sintomas melhoram. Mas, após um período de tempo, os alimentos são reintroduzidos um de cada vez para testar o retorno dos sintomas.
Embora certas substâncias tenham demonstrado causar mudanças desfavoráveis no comportamento de crianças com sensibilidade para elas, não há nenhuma evidência conclusiva de que elas piorem ou causem TDAH ou que a eliminação delas seja um tratamento eficaz para isso.
Alimentos proibidos
- Corantes artificiais
- Além disso, adoçantes e conservantes
- Além disso, amêndoas, maçã, damasco e frutas vermelhas
- Pepino
- Groselha
- Uva, nectarina, laranja e pêssego
- Pimenta
- Ameixa e tangerina
- Por fim, tomate e chá
Alimentos liberados
- Feijão e broto de feijão
- Beterraba e couve de Bruxelas
- Além disso, cenoura, couve-flor e salsão
- Couve
- Limão
- Cebola
- Por fim, abobrinha, melancia e milho
Leia também: Comer frutas depois da refeição ajuda ou atrapalha a digestão?
A dieta Feingold funciona?
De acordo com relatos pessoais, a dieta Feingold funciona. Mas, vários estudos controlados realizados ao longo dos anos não conseguiram provar que ela é eficaz.
Não apenas os estudos não conseguiram concluir que funciona, mas os pesquisadores alertaram continuamente contra a dependência apenas dos relatos dos pais ao avaliar a dieta Feingold e outras dietas para o TDAH.
Assim, a dieta permanece controversa por várias razões.