Grazi Massafera aposta em dieta detox líquida por um dia
A dieta detox foi a aposta recente de Grazi Massafera para ajudar a desinflamar e limpar o corpo. A atriz explicou no seu Instagram que comeu muitos doces nos últimos dias e que o corpo acabou relaxando.
“Cheguei em casa há pouco tempo e tive um mês de intensas filmagens em Curitiba. Lá eu estava com freio solto, comendo tudo o que queria, doce demais! E doce inflama! Resolvi fazer um detox”, explicou.
E continuou: “Resultado, cheguei em casa e o corpo relaxou. Peguei uma gripe alérgica chatinha, já melhorei. Quase nunca fico doente. E não me privo de comer de tudo um pouco, mas o excesso de açúcar me fez mal, me inflamou.”
Por isso, ela resolveu adotar um cardápio líquido por um dia, com sucos e sopas. “Hoje é tudo líquido. Ai senhor dai-me força, mas eu vou.”
Leia também: Três chás que ajudam a desinchar
Mas quais os cuidados e as vantagens da dieta detox de Grazi Massafera? Confira:
Dieta detox de Grazi Massafera
Olhando à primeira vista, a dieta detox não tem muita diferença de uma dieta saudável. O programa aposta em alimentos naturais e exclui os alimentos industrializados e aqueles com alto potencial alergênico, ou seja, laticínios, leite de soja, glúten, cereais refinados, açúcar, adoçantes, corantes, conservantes, café e álcool.
No caso da Grazi Massafera, por exemplo, foram selecionados somente alimentos líquidos, como sucos e sopas, para potencializar ainda mais a diminuição do inchaço.
O período do plano detox pode variar de acordo com o seu objetivo e o cardápio escolhido. Isso porque algumas estratégias (como a dieta detox líquida) são mais restritivas, e podem trazer consequências ruins para o corpo caso você ultrapasse o limite de tempo. Nesses casos, dois a três dias são ideais — e contar com a ajuda de um profissional é imprescindível.
Os ingredientes presentes na dieta detox carregam vitaminas e minerais que beneficiam a saúde como um todo, e podem ajudar a prevenir doenças crônicas — como hipertensão e diabetes.
Além disso, os vegetais são fontes abundantes de compostos com propriedades antioxidantes. Eles combatem a ação exagerada dos radicais livres no corpo, contribuindo para reforçar o sistema imunológico.
Ou seja, no geral, sucos e sopas naturais são saudáveis, principalmente se não tiverem açúcar. Mas vale lembrar que eles carregam menos fibras do que as frutas e as verduras in natura. Isso faz com que eles tenham um poder saciante menor em comparação aos alimentos sólidos, o que pode te deixar com mais fome do que o normal.
Leia também: Tomate está caro: como fazer molhos saborosos sem ele
Essa alimentação realmente remove as toxinas do corpo?
Ainda faltam evidências científicas para embasar a ideia de que sucos e sopas detox, sozinhos, realmente filtram as toxinas do corpo. Os estudos clínicos ainda são pequenos, e a maioria foi feita em animais.
Mas não precisa se preocupar. O nosso próprio organismo já tem um sistema bem eficiente de eliminação de substâncias indesejadas. Fígado, rins, intestino, pulmão e até a pele são órgãos treinados para filtrar e/ou eliminar tais compostos.
E é claro que você pode ajudar todas essas estruturas com uma alimentação mais natural (incluindo sim, os sucos e as sopas, mas também alimentos in natura, grãos, sementes e legumes), a prática regular de atividade física, a ingestão adequada de água, entre outros hábitos.