Dieta da Indonésia: Como funciona o protocolo que promete acelerar o metabolismo

Alimentação Bem-estar
22 de Fevereiro, 2022
Dieta da Indonésia: Como funciona o protocolo que promete acelerar o metabolismo

Atualmente, existem milhares de protocolos, estratégias e planos alimentares para a perda de peso. Alguns são muito conhecidos, já outros, nem tanto. É o caso da dieta da Indonésia, que promete acelerar o metabolismo, ajudar a eliminar a retenção de líquidos e contribuir para o bom funcionamento do intestino. Conheça melhor:

O que é a dieta da Indonésia?

Ela ficou conhecida por ser a estratégia utilizada no processo de emagrecimento do “menino mais pesado do mundo”, que perdeu mais de 100 quilos.

Arya Permana já tinha sobrepeso e apresentava sinais de obesidade desde os cinco anos de idade. Aos 10 (em 2016), ele chegou a atingir 192 quilos, quase seis vezes o ideal para a sua faixa etária.

Seus pais afirmaram que Arya via a comida como um consolo, e a rotina alimentar do garoto não era nada saudável: fazia cinco refeições hipercalóricas ao dia, ricas em fast-food, bebidas açucaradas e alimentos gordurosos.

Leia também: Alimentos que sabotam a dieta sem você perceber

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Como fazer a dieta da Indonésia

A dieta da Indonésia não é nada complicada: sua base é constituída por vegetais frescos, cereais, soja, frutas, peixes e frutos do mar. Além disso, o método tem baixo teor de carboidratos e muita proteína.

Por conter inúmeros ingredientes fontes de fibras, o protocolo promete, além da perda de peso, uma melhora do funcionamento do intestino, o fim da retenção de líquidos no organismo e um up no metabolismo — já que alimentos industrializados carregam gordura, sódio, açúcar e conservantes, mas são excluídos na estratégia em questão.

Conclusão

No geral, a dieta da Indonésia não é nada diferente de uma dieta equilibrada (muito parecida, aliás, com a dieta mediterrânea). Ou seja, ela pode ser efetiva, desde que você adote hábitos mais saudáveis.

Contudo, vale ressaltar que nenhum protocolo alimentar deve ser feito sem o acompanhamento nutricional. Afinal, um profissional especializado será capaz de considerar as suas características individuais e indicar o melhor plano para o seu caso.

Por fim, também é preciso entender que só porque Arya Permana emagreceu 100 quilos, não significa que você perderá a mesma quantidade. Isso porque pouco foi noticiado, mas o garoto também passou por uma cirurgia bariátrica durante o seu tratamento. Além disso, cada corpo é um corpo, e irá responder de forma única às intervenções.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher sentada no sofá com um frasco de vitaminas essenciais para idosos.
Alimentação Bem-estar

7 vitaminas essenciais para idosos e quando suplementar

Com o envelhecimento, a absorção de nutrientes muda, podendo ser necessária a suplementação de vitaminas e minerais para manter a saúde.

Neste Setembro Amarelo, confira 5 atitudes para ajudar alguém que está em sofrimento
Bem-estar Equilíbrio

Setembro Amarelo: 5 atitudes para ajudar alguém em sofrimento

Aprenda cinco maneiras práticas de apoiar emocionalmente quem está passando por momentos difíceis, com dicas que envolvem acolhimento, empatia e incentivo à busca por ajuda profissional

casal correndo e olhando o relógio
Bem-estar Movimento

Seu relógio inteligente pode estar errado sobre gasto calórico

Estudo de 2017 encontrou inconsistências de até 93% nos cálculos de diferentes tipos de dispositivos. Mas acessório apresenta outras vantagens