Dicas da Carol Borba para firmar o hábito de treinar

Bem-estar Movimento
05 de Dezembro, 2023
Dicas da Carol Borba para firmar o hábito de treinar

Com a chegada do final do ano, muita gente tenta compensar a falta de atividade física treinando em excesso, a fim de conquistar uma silhueta mais fina para o verão. No entanto, boa parte não consegue levar adiante o hábito de se exercitar e acaba entrando em um ciclo de cuidar da saúde somente para curtir o calor. Se você enfrenta esse mesmo problema, as dicas da Carol Borba vão te ajudar a incluir de vez os treinos na rotina — e aproveitar o processo!

A maior treinadora do Brasil conversou com a Vitat no último domingo (03), durante o evento da Herbalife no parque Villa-Lobos, onde deu um aulão gratuito para mais de 3 mil pessoas. Confira!

Veja também: Benefícios do treino de costas para as mulheres

Dicas da Carol Borba para treinar para sempre

Comece aos poucos

Parece óbvio e provavelmente você já deve ter ouvido essa dica. Mas, leia com atenção: a maioria das pessoas desiste de engrenar na atividade porque começa se exercitando de forma muito intensa. Resultado: se frustra porque fez mais força do que o corpo aguenta ou pode até se lesionar pelo excesso de treino, carga e impacto.

“Para quem está começando e quer pegar firme nos exercícios, precisa respeitar os limites do corpo. Treinar muito não é sinônimo de resultados: o que realmente importa é a constância, principalmente se existe a dificuldade de manter a frequência”, diz Carol. “Então, fazer 10, 15, 20 minutos de atividade por dia já traz um grande progresso, porque o corpo vai se acostumar à rotina e você sentirá necessidade de se movimentar todos os dias”, orienta a expert.

Escolha uma atividade que lhe dê prazer

Para Carol Borba, o melhor tipo de treino é aquele que você gosta. “Antes de se preocupar com o que fazer, carga, intensidade e duração, foque em descobrir uma modalidade que dê prazer. Isso já faz toda a diferença para treinar, mesmo que falte a motivação em um dia ou outro”, explica.

Portanto, experimente todas as formas possíveis de movimento: dança, musculação, treino funcional, yoga, caminhada, corrida

Falta de espaço, estrutura e tempo não são mais desculpas

Se você já desanimou de pegar firme nos treinos porque não tem tempo, dinheiro ou outros fatores, Carol avisa que isso não pode ser um argumento para ficar parado.

“Em casa ou em qualquer espaço pequeno, garanto que dá para fazer um treino bem-feito. Você nem precisa de equipamentos específicos. Só o peso do corpo pode trazer resultados ótimos. O mais importante é fazer o movimento com qualidade antes de pensar em aumentar o peso. Nos meus treinos, sempre passo alternativas acessíveis que permitem às pessoas se adaptarem, seja em equipamentos, tempo, execução do exercício e tempo disponível”, diz.

Por exemplo, se você não pode fazer um agachamento com salto, faça apenas o agachamento; se não tem halteres em casa, utilize pesos como galão de água e mochila carregada com livros, minibands e faixas elásticas.

Se cansar, descanse

Uma das principais dúvidas é: tem que treinar todo dia? A resposta é: depende. “A OMS recomenda de 150 a 300 minutos de atividades leves a moderadas. Porém, você precisa avaliar como está se sentindo. O descanso é fundamental para recuperar o corpo, assimilar os estímulos do exercício. Mas se você estiver disposto a fazer algo todo dia, aprenda a dosar o tempo e a intensidade para evitar sobrecargas”, recomenda Carol Borba.

Por exemplo, correr todos os dias não é uma boa, pois aumenta o risco de lesões. Mas, se você treinar corrida três vezes por semana e nos demais dias fazer fortalecimento, uma aula de dança, de yoga ou outra, poderá beneficiar sua saúde. Só não deixe de descansar no dia seguinte se teve uma rotina muito agitada de treinos, pois a falta de recuperação pode causar overtraining.

Ou seja, o quadro gera alterações no sono, na capacidade de concentração, aumenta as chances de adoecer ou se lesionar e atrapalha os resultados dos treinos, ok?

 

Sobre o autor

Amanda Preto
Jornalista especializada em saúde, bem-estar, movimento e professora de yoga há 10 anos.

Leia também:

Confira as principais causas da paralisia do sono e como tratar o problema
Bem-estar Sono

8 causas de paralisia do sono e como tratar

Você já sentiu a sensação de ter algo o prendendo a ponto de não conseguir acordar ou se mexer?

Entenda porque dormir mal pode afetar a mente e diminuir sua produtividade
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Como dormir mal afeta a mente e reduz a produtividade

Descubra como a falta de sono impacta diretamente a saúde mental e reduz a produtividade, afetando funções como memória, concentração e tomada de decisões

homem com esquizofrenia sentada em sofá com as mãos na cabeça.
Bem-estar Equilíbrio

Esquizofrenia tem cura?

Sendo um distúrbio complexo, existem diversas questões sobre como é feito o tratamento de esquizofrenia e o prognóstico. Entenda mais!