Creme de ureia: vantagens e desvantagens para a pele
O creme de ureia é um cosmético criado com esse ativo muito potente, que possui a finalidade de tratar a nossa pele.
De acordo com a Dra. Nabila Scabine Pessoti, dermatologista credenciada da Academia da Pele, além de um hidratante poderoso, o creme de ureia também é indicado para tratamentos mais graves, como psoríase ou dermatite.
Isso porque a ureia também possui ação antibacteriana, por isso é a base de alguns tratamentos que possuem condições dermatológicas como ressecamento, coceira ou lesões. Além de tratar condições como dermatite atópica, ictioses, eczemas, psoríase e calosidades.
“A ureia é uma substância orgânica que proporciona uma alta hidratação, já que mantém a pele hidratada por um longo período”, explica a especialista.
Além disso, a dermatologista conta que esse ativo também é considerado um dos componentes mais seguros no tratamento da pele ressecada, pois tem uma alta capacidade de hidratação, capaz de melhorar a textura, reduzir a aspereza e a descamação da pele.
Modo de usar creme de ureia
Os cremes de ureia podem ser aplicados no corpo, durante à noite, logo após o banho. Mas se preferir, também podem ser reaplicados pela manhã.
Contudo, nem todos os cosméticos que possuem esse ativo são indicados para o rosto. Por isso, é importante ficar atento ao percentual de ureia presente no creme para descobrir se ele pode ser usado tanto no corpo quanto no rosto.
Isso porque a pele do rosto é mais sensível e pode sofrer reações indesejadas, como coceira, vermelhidão ou alergias. Portanto, o ideal é consultar um especialista e solicitar um produto específico para o cuidado da pele do rosto e do corpo.
Leia também: Lubrificante no rosto? Truque do TikTok não é recomendado por especialistas
Vantagens
A nossa especialista consultada lembra que a ureia é um ativo que está na composição de vários produtos hidratantes, como cremes ou loções para a pele. “Sem dúvidas, o maior benefício é a hidratação do corpo”, complementa.
Além de hidratar a nossa pele, podemos citar mais benefícios do creme de ureia. Assim, veja abaixo:
- Ajuda no combate da pele ressecada;
- Melhorar a textura da pele;
- Reduz a aspereza e descamação;
- Combate à pele seca;
- Estimula a produção de colágeno;
- Melhora a aparência da pele;
- Atravessa a camada de células mortas;
- Penetra profundamente nas camadas cutâneas;
- Faz a esfoliação da pele oleosa;
- A queratose, famosa “pele de galinha”, pode ser suavizada com ureia.
Desvantagens
Apesar das muitas vantagens, o creme de ureia também tem algumas desvantagens. “Deve-se avaliar cada caso. Antes de optar por um tratamento à base de ureia, o melhor a fazer é consultar o seu dermatologista”, recomenda a médica credenciada da Academia da Pele.
Desse modo, saiba alguns malefícios do creme de ureia, principalmente quando usado em proporções exageradas. Confira abaixo:
- Dependendo da concentração pode causar irritação em peles sensíveis ou sensibilizadas;
- Não pode ser utilizado por gestantes;
- Se utilizada incorretamente, pode causar coceiras, dermatite de contato e até manchas nos locais aplicados;
- Pessoas com problemas renais não devem usar esse tipo de creme;
- Em peles mistas, a ureia pode aumentar a oleosidade e facilitar o surgimento de acne.
Por que gestante não pode usar creme com ureia?
A Dra. Nabila Scabine explica que devido ao alto teor irritativo, a ureia pode causar reações adversas em peles sensíveis, como edemas, coceira e hipersensibilidade local.
“Além de oferecer riscos à saúde e ao desenvolvimento de fetos, quando utilizada por gestantes”, complementa a dermatologista.
Ademais, a ANVISA recomenda que produtos com ureia precisam apresentar uma concentração abaixo de 3% desse ativo. Pois em um nível de exposição maior, ela pode atravessar a barreira placentária das gestantes.
Quem tem diabetes pode usar creme com ureia?
Os pacientes com diabetes não podem usar qualquer hidratante, é muito importante ler a bula e utilizar cosméticos indicados por dermatologistas.
Sobre o uso de cremes com esse ativo por pessoas com diabetes, a especialista responde que depende: “cremes repletos de ureia são contraindicados para quem possui diabetes. Apenas fórmulas com menos de 10% dessa substância são efetivas como hidratantes”, diz.
Sendo assim, a dermatologista complementa que acima desse percentual indicado, a ureia gera uma esfoliação que lesa aquela pele já fragilizada.
A ureia é efetiva no cuidado e cicatrização de tatuagens?
Como a ureia também é um ativo efetivo no cuidado e cicatrização de tatuagens, já que as áreas tatuadas devem ser muito bem protegidas e hidratadas.
Portanto, como a ureia tem alto poder hidratante, então é possível utilizar cremes com esse ativo na sua rotina de tattoo care.
No entanto, a médica dermatologista sugere outras alternativas para os seus pacientes que possuem tatuagens: “como a ureia pode irritar algumas peles, eu costumo indicar um creme reparador com ceramidas para o cuidado e cicatrização das tattoos”, finaliza.
Fonte: Dra. Nabila Scabine Pessoti, dermatologista credenciada da Academia da Pele.