Banho de eucalipto: Porque fazer um chuveiro de eucalipto

8 de março, 2021

Já ouviu falar em banho de eucalipto? Em tempos como os atuais, em que a ansiedade e o estresse são duas presenças constantes no dia a dia, um ritual terapêutico para acalmar e relaxar é sempre bem-vindo. E, o melhor do banho de eucalipto é que ele pode ser feito no chuveiro ou banheira. Você só precisa de um ingredientes simples: um ramo da planta. 

O hábito de pendurar um ramo da árvore no chuveiro (o famoso chuveiro de eucalipto) ganha cada vez mais adeptos e garante uma boa sessão de aromaterapia. E, assim como o eucalipto tem benefícios de incríveis, seus banhos também oferecem grandes vantagens para sua saúde, como relaxar os sentidos e melhorar a respiração. Além disso, a planta é antimicrobiana, anti-inflamatória, analgésica e expectorante. Um pacote completo para a quarentena

Portanto, ao fazer este banho, você poderá descongestionar os pulmões, eliminar a congestão nasal, acalmar o estresse, aliviar dores nas articulações e dores de cabeça, desinfetar feridas, melhorar a respiração e prevenir infecções por vírus ou bactérias.

Como fazer um banho de eucalipto (ou chuveiro de eucalipto)

banho de eucalipto

Reúna vários ramos naturais de eucalipto, lave-os muito bem, deixe-os secar e amarre-os com um laço ou linha junto ao chuveiro. Por sua vez, segure o buquê no tubo do chuveiro, longe do jato de água e abra a torneira com água morna. A intenção é que as folhas não se molhem e o vapor libere as qualidades do eucalipto.

Este ramo dura por dois banhos. Além disso, especialistas recomendam fazer esse banho relaxante apenas uma vez a cada duas semanas (ou no máximo uma). Pois, a sucção excessiva no vapor pode produzir efeitos opostos e causar vermelhidão na pele. Portanto, não exagere.

Se você estiver na banheira, adicione 10 gotas de óleo essencial de eucalipto ou coloque o buquê na torneira para aproveitar a experiência refrescante e calmante.

Leia também: Quer dormir melhor? Aposte nos óleos essenciais

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.