Dicas para emagrecer: “planejamento é a chave do sucesso”, diz especialista
Quando o assunto é perder peso, podemos encontrar muitas receitas “milagrosas” na internet que prometem grandes resultados em pouco tempo. Mas a verdade é que nada funciona sem planejamento e orientação adequados. Pensando nisso, a nutricionista Patricia de Moraes Pontilho, coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, elencou algumas dicas para emagrecer de forma saudável e duradoura!
Sobrepeso e obesidade no Brasil
Segundo dados do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas (Vigitel), 57% dos brasileiros estavam com sobrepeso em 2021. Além disso, de acordo com o estudo “A Epidemia de Obesidade e as DCNT — Causas, custos e sobrecarga no SUS”, conduzido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no ano de 2030, 68% dos brasileiros terão excesso de peso e 26% sofrerão de obesidade.
“A obesidade é um problema sério que acarreta diversas doenças no decorrer da vida do paciente. E com o grande acesso a alimentos processados e industrializados, além dos fast-foods, é realmente difícil para a maioria das pessoas ter foco e disciplina”, diz a especialista.
Leia também: Trocas inteligentes para manter a perda de peso nas férias
Pensando nisso, a nutricionista destacou alguns hábitos essenciais para que o processo seja efetivo, seguro e duradouro:
Dicas para emagrecer
Tenha um plano
É importante traçar metas realizáveis: ter X quilos para perder em X tempo. Dessa forma, com calma e pensando a longo prazo, as pequenas vitórias durante o processo serão mais valorizadas.
Isso porque dietas restritivas demais podem trazer resultados rápidos, mas o organismo pode recuperar os quilos perdidos também em pouco tempo, o que acaba frustrando o indivíduo.
Atenção ao que come
Quando for ao supermercado, fique de olho nos rótulos! Os primeiros ingredientes de qualquer produto são os mais presentes no alimento. Por exemplo: se um pão é integral, o primeiro ingrediente da composição necessariamente deve ser farinha integral. Além disso, procure evitar alimentos gordurosos, calóricos, industrializados e processados (que geralmente contêm muito açúcar e sal).
Reveja hábitos
É preciso rever alguns hábitos sociais, além dos hábitos alimentares. Se você está buscando emagrecer, deve reduzir o número de refeições fora de casa e buscar estratégias para não perder o convívio social sem sacrificar o seu objetivo de emagrecimento. É difícil resistir a petiscos e, principalmente, a bebidas alcoólicas, que são costumeiramente consumidas em celebrações e encontros entre amigos.
Uma dica importante da especialista é tentar fazer uma refeição saudável antes do evento para chegar lá sem fome; ou, então, escolher apenas uma porção pequena dos petiscos servidos, consumindo devagar e com atenção.
Leia também: Tomar muito suco pode atrapalhar o emagrecimento?
Manter o foco na hidratação durante esses eventos também é importante. Por exemplo, para cada dose de bebida alcóolica, beba uma garrafinha de água em seguida. Se possível, avise aos mais chegados a sua decisão de focar na sua saúde e em sua meta de emagrecer: certamente quem se preocupa e gosta de você vai entender a sua necessidade.
Como emagrecer? Cuide do seu emocional
O estresse, a depressão e a ansiedade são componentes que podem influenciar bastante na balança. Muitas pessoas acabam descontando na comida seus problemas emocionais, por isso, é importante também procurar tratamento psicológico para identificar possíveis transtornos mentais.
Faça exercícios físicos
Essa dica vale não apenas para quem quer emagrecer, mas para todas as pessoas. Fazer atividade física é bom para a balança, o emocional e a saúde, além de prevenir doenças, melhorar a produtividade e o bem-estar.
Fonte: Patricia de Moraes Pontilho, nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera.