Como cozinhar beterraba: 4 maneiras práticas

Alimentação Bem-estar Casa
19 de Abril, 2022
Como cozinhar beterraba: 4 maneiras práticas

A beterraba é cheia de nutrientes, além de ser muito saborosa e usada até mesmo como corante natural, já que sua cor penetra facilmente em outros itens. Contudo, para manter esses nutrientes no alimento, é preciso saber como preparar corretamente. Veja, então, como cozinhar beterraba

A beterraba pode ser feita no vapor, na panela de pressão, cozida na panela, assada, frita ou até consumida crua, e a forma de preparo altera não só o valor nutricional, mas também seu sabor. A raiz é rica em sódio, potássio, zinco, magnésio, ferro, vitaminas A, B, e C. Se quiser ingerir todos esses benefícios, o ideal é consumir crua na salada. 

Leia também: Alimentação para gastrite: o que comer e o que evitar

Como cozinhar beterraba na panela comum 

Para cozinhar na panela tradicional, lave as beterrabas em água corrente sem descascar. A casca ajuda a manter os nutrientes do alimento. Em seguida, coloque-as inteiras na panela e cubra totalmente com água. Deixe em fogo médio por 30 minutos e depois confira se está macia. 

No vapor 

Cozinhar a beterraba no vapor é forma que mais mantém os nutrientes. Se quiser cozinhá-las inteiras, é preciso deixar por 50 minutos no vapor ou até que fiquem macias. Elas cortadas levam cerca de 25 minutos. Coloque uma panela funda com água para ferver. Logo após, disponha uma cesta de cozimento por cima da água, mas sem que os materiais se encostem. Em seguida, é só esperar o tempo certo! 

Na panela de pressão 

Lave bem as beterrabas e não descasque. Na panela de pressão, coloque o alimento e cubra totalmente com água. Tampe e deixe em fogo médio até que pegue pressão, depois abaixe o fogo e deixe cozinhar por 8 minutos. Espere a pressão sair e retire as beterrabas da panela. 

Como cozinhar beterraba no micro-ondas

Lave bem em água corrente. Faça furinhos ou cortes por toda a beterraba, assim, o vapor de dentro do alimento ajuda no cozimento. Coloque em um recipiente hermético próprio para micro-ondas e cubra com água. Tampe e deixe em potência alta por cerca de 10 minutos. Veja se a beterraba cozinhou, caso não esteja macia, vire e volte para o aparelho por 3 minutos. Por fim, retire e espere esfriar. 

Dica útil: colocar uma colher de açúcar no cozimento ajuda a intensificar a cor da beterraba.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

poke é saudável
Alimentação Bem-estar

Poke é saudável? Veja dicas na hora de consumir

Veja dicas de alimentos que não vão interferir no seu objetivo, seja emagrecer ou ganhar massa magra

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas