Como cortar batata e evitar que ela fique escura?

Alimentação Bem-estar Casa
10 de Março, 2022
Como cortar batata e evitar que ela fique escura?

A maioria das receitas com batata pede que o alimento seja cortado em rodelas, cubinhos ou palitos. Contudo, ela pode escurecer depois de fatiada, e isso acontece pelo seu processo de oxidação, ou seja, quando é exposta ao ar e à luz. Mas como cortar batata sem que ela escureça? Confira uma dica infalível: faça isso com ajuda da água!

Mesmo que tons mais escuros do tubérculo não sejam necessariamente um problema, muitas pessoas ficam na dúvida se é ou não saudável comer as batatas “pretas”. Não há nenhuma contraindicação a respeito do ato. Mas, para evitar que o seu alimento fique escuro, também é possível cortá-lo e, logo em seguida, guardar as batatas em um pote com água na geladeira. Apenas certifique-se de que o recipiente esteja vedado.

Leia também: Como cortar frango sem erros e de forma prática

Como cortar batata na água?

Neste caso, essa técnica pode ser feita até 24 horas antes do uso do alimento, mas o ideal é usar as batatas cortadas o quanto antes, afinal, elas absorvem água. Limpe e higienize bem as batatas em água corrente para remover qualquer sujeira externa. Depois, corte como quiser. Em seguida, coloque as batatas em uma tigela ou um recipiente hermético, cubra com água fria e guarde na geladeira.

A técnica também pode ser usada em outros tipos de batata. Na hora que você for usar, basta escorrer e lavar o vegetal novamente em água fria. Isso ajuda a tirar um pouco do amido presente no alimento — assim, o tubérculo fica mais crocante. Usar uma ou duas colheres de vinagre na mistura também é indicado! Se não for uma opção, o limão pode substituir o vinagre.

Dica útil: Se as batatas estiverem escuras, cozinhe-as no leite e em fogo baixo — isso pode fazer com que elas voltem ao tom natural.

Sobre o autor

Gabriela Ferreira
Jornalista e Repórter da Vitat.

Leia também:

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

10 benefícios da banana que provavelmente você não conhece (mais receitas)

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

mulher fazendo o exercício peck deck na academia
Bem-estar Movimento

Peck deck (voador): o que é, para que serve e como fazer o exercício

Entenda quais músculos o peck deck aciona, como executar corretamente e quais exercícios podem substituí-lo nos dias mais cheios da academia

perda muscular
Bem-estar Movimento Saúde

Perda muscular compromete a recuperação do paciente  

A sarcopenia, a perda de massa muscular e da força, aumenta o risco de complicações em diversos quadros