Como cortar abacaxi de forma prática e fácil

Alimentação Bem-estar Casa
10 de Março, 2022
Como cortar abacaxi de forma prática e fácil

O abacaxi é uma fruta rica em vitaminas A, C, B1 e B6, além de conter nutrientes importantes para o corpo humano, como o potássio. O alimento tropical é muito usado em saladas, sobremesas e sucos, mas por ter um formato espinhoso, há quem tenha dificuldade de cortá-lo sem desperdiçar a polpa. Nesse caso, comprar o abacaxi já fatiado no mercado é uma opção, mas por que não desobrir como cortar abacaxi da forma correta?

Leia também: Como cortar cebola sem chorar

O abacaxi não amadurece depois de colhido. Por isso, o primeiro passo é sempre escolher a fruta pesada, perfumada e que esteja bem dourada. Da mesma forma, não compre as com tons muito escuros e com aromas fortes, pois isso significa que elas já não estão tão boas. 

Como cortar o abacaxi

A melhor faca para o abacaxi é a mais fácil de se ter em casa: a de serrilha. Ela é a ideal tanto para a casca, que é mais dura, quanto para a polpa. Após escolher a faca, corte fatias de 1 a 1,2 cm das extremidades do abacaxi. Assim, a fruta fica plana e mais fácil de manusear. 

Em seguida, coloque o abacaxi “em pé” e use o contorno da fruta para cortar a casca, mas sempre com muito cuidado para retirar apenas essa parte. É comum que alguns buracos e círculos da casca fiquem após o processo de retirada, porém eles podem ser facilmente removidos com uma faca, boleador de melão até mesmo colher. Desta maneira, trabalhe sempre em movimentos circulares leves.

Para ter palitos ou pedaços da fruta, corte o abacaxi ao meio, através do centro. Corte o núcleo fibroso, deite o abacaxi e corte em palitos ou fatias. Em rodelas, coloque a fruta deitada e corte as fatias. Por fim, o núcleo pode ser removido com a faca ou um cortador de biscoitos.

Sobre o autor

Gabriela Ferreira
Jornalista e Repórter da Vitat.

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!