Dieta do abacaxi: O que é, prós e contras

Alimentação Bem-estar
08 de Outubro, 2019
Dieta do abacaxi: O que é, prós e contras

Quem não quer emagrecer o mais rápido possível? A dieta do abacaxi promete resultados milagrosos.

Criado pela americana Joann Metzger, o cardápio ajuda na redução da barriga e o consumo da fruta é restritivo. Porém, é uma proposta radical para a perda de peso e pouco indicada por especialistas da área.

Há diversas versões da dieta do abacaxi, algumas sugerem apenas água e abacaxi. Em um determinado momento, uma fonte de proteína também é liberada. A ideia funciona porque a fruta  é composta por aproximadamente 80% de água e causa um efeito diurético.

Ainda estimula a eliminação de líquido ou toxinas pela urina e melhora a digestão devido ao alto teor de fibras. Foi assim que virou o ingrediente queridinho dos sucos desintoxicantes.

Como funciona a dieta do abacaxi

O fato da dieta ser restritiva contribui para os resultados rápidos. Por isso, para não causar danos à saúde, o plano alimentar não pode ser mantido por mais de 5 ou 6 dias. É indicado apenas para ocasiões pontuais de emagrecimento em pouco tempo, como uma dieta de emergência sem objetivo permanente.

O consumo de água recomendado é de, ao menos, 2,5 litros de água por dia. Já os chás sem açúcar podem contribuir com efeitos positivos para o organismo manter o estado de termogênese.

As carnes devem ser evitadas durante o período e a alimentação só deve acontecer quando a pessoa estiver realmente com fome. Alguns vegetais, como jiló abobrinha e rabanete, estão liberados no jantar.

Uma vez por semana pode haver o consumo exclusivo do abacaxi, nos demais dias a fruta intercala as refeições. Importante não pular nenhuma delas.

Aliar a dieta e exercícios físicos pode ser o maior segredo. Escadas, caminhadas ou hábitos para abandonar o sedentarismo contribuem para o melhor resultado.

Leia também: Leite dourado: A bebida que acelera o metabolismo

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Cardápio

Há diversas versões de cardápio, abaixo uma delas:

1º dia) água à vontade e um abacaxi ao longo do dia

2º dia) a mesma alimentação do primeiro dia, mas acrescentando uma lata de atum no almoço e jantar

3º dia) cardápio volta a ser igual ao do primeiro dia

Benefícios

A abacaxi tem um alto teor de água, característica importante para quem deseja perder peso. Além das poucas calorias e da desintoxicação no corpo, as fibras auxiliam no processo de digestão e funcionamento do intestino. Para melhores resultados, use apenas a fruta fresca. Enlatados ou industrializados possuem conservantes e açúcares.

Prós e contras

Como não se trata de uma reeducação alimentar, o indicado é que a dieta do abacaxi seja seguida apenas por pouco tempo, e que a pessoa busque uma avaliação médica antes de iniciar. A facilidade para encontrar os ingredientes necessários para as refeições pode favorecer a adoção do plano.

Por outro lado, a eliminação rápida de peso proporciona a perda de massa magra, líquidos e nutrientes fundamentais para o equilíbrio do corpo.

A limitação de grupos alimentares, como leite e derivados, carnes e ovos e óleos e gorduras, também pode gerar carência nutricional.

Já a grande quantidade de abacaxi pode deixar a rotina desgastante e desmotivadora, além da acidez da fruta desenvolver gastrite e úlceras.

Suco de abacaxi detox

Pegue um abacaxi inteiro e lave bem a casca com uma escova macia. Descasque, deixando um pouco da polpa da fruta na casca. Corte a casca em pedaços e coloque-os numa tigela de vidro. Cubra com 1 litro de água filtrada. Tampe e deixe na geladeira por dois dias. Passe por uma peneira e beba. Esse suco fica bem suave, porque só o caldo da fruta é aproveitado.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Por quanto tempo tomar glutamina
Alimentação Bem-estar Saúde

Por quanto tempo devo tomar glutamina?

Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado

mulher correndo ao ar livre em uma ponte em cima de um rio
Bem-estar Movimento

Quando aumentar a distância na corrida?

Sente que os treinos estão ficando cada vez mais fáceis de completar? Talvez seja a hora de aumentar a distância na corrida. Entenda

Alimentação e hipertensão
Alimentação Bem-estar Saúde

Alimentação e hipertensão: o que priorizar e o que evitar?

O ideal é utilizar temperos naturais, como ervas e especiarias. Veja outras dicas