Como cortar cebola sem chorar

7 de fevereiro, 2020

Além de temperar deliciosamente várias receitas, a cebola é excelente para a saúde, e o melhor: há como cortar cebola sem chorar. Apesar das possíveis lágrimas, ela é cheia de benefícios e dá um sabor extra para qualquer receita.

Como cortar cebola sem chorar

Fogo ligado

Ao cortar a cebola ao lado de uma chama do fogão acesa, é possível evitar as lágrimas. Como? A explicação é a seguinte: com o calor do fogo, parte dos gases da cebola, que causam a irritação no olho, são consumidos. Assim, esses gases não chegam aos olhos.

A mesma dica vale para um recipiente com água fervente. Com o calor da água quente, tem-se o mesmo efeito e o choro é evitado.

Cebola gelada

Tal qual o calor, o frio também pode ajudar. Assim, cortar a cebola quando gelada pode ser exatamente o que vai prevenir a “choradeira”. A dica é deixar a cebola por 24 horas na geladeira antes de cortá-la ou mantê-la em água fria por cerca de 30 minutos. Dessa forma, a baixa temperatura alivia a irritação nos olhos.

Ligue o ventilador

Também, outra dica infalível é cortar a cebola em locais arejados, onde o ar circule livremente.

Por fim, se estiver em um ambiente fechado, uma solução para isso é ligar o ventilador. Desse modo, o ar ameniza a irritação nos olhos, pois levará para longe os gases que a causam.

Leia também: Alimentos para ter sempre na cozinha

Tabela nutricional da cebola

Acessa a tabela nutricional da cebola crua aqui.

Leia mais: Benefícios da cebola para a saúde

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo