Veja como conservar hortelã com truques simples e infalíveis!

Alimentação Bem-estar Casa
01 de Dezembro, 2021
Veja como conservar hortelã com truques simples e infalíveis!

Ela é refrescante, calmante e tem um aroma marcante e delicioso, sem falar em seus benefícios nutricionais. Realmente, a erva é ótima para termos sempre na cozinha, principalmente no verão. Mas aí, surge a questão: como armazenar e conservar melhor a hortelã? Confira:

Como conservar hortelã?

1 – Higienize

“Os alimentos, de um modo geral, devem ser lavados em água corrente limpa, havendo a possibilidade, ainda, de colocá-los em solução de uma colher (sopa) de hipoclorito de sódio para cada litro de água”, explica a nutricionista Dayse Paravidino.

É o caso da hortelã, que precisa ficar pelo menos dez minutos nessa mistura antes de ir para a geladeira. Desse modo, você acaba com todos os micro-organismos potencialmente perigosos para a nossa saúde.

2 – Seque bem

Com a ajuda de um papel toalha ou um pano de prato limpo, seque muito bem as folhas e os galhos (um por um). Isso porque quanto menos umidade eles tiverem, mais tempo durarão no congelador ou na geladeira.

Leia também: Como conservar pão? Truques simples, mas que fazem a diferença

3 – Como conservar hortelã? Corte

Em seguida, tire as folhas dos galhos e corte-as como preferir: em pedaços bem pequenos ou quase inteiros. O ideal é deixá-los prontos para irem direto para a receita. “Lembre-se de destacar a hortelã com as mãos, evitando facas ou tesouras, porque esses objetos aceleram o processo oxidativo”, diz Dayse.

4 – Guarde

“As folhas frescas poderão ser conservadas na geladeira, preferencialmente acondicionadas em um pote de vidro com pedaços de papel-toalha no fundo e em cima delas, por até quatro dias”, afirma a especialista.

Leia também: Como conservar alface e manter as folhas fresquinhas por mais tempo

5 – Como conservar hortelã? Ou congele

De acordo com a profissional, você pode, ainda, congelar a hortelã em forminhas de gelo (cobertas com água potável). Assim, toda vez que precisar preparar um suco verde, uma vitamina ou uma sopa fria, a receita vai sair muito mais refrescante. “Desse modo, elas duram até seis meses.”

Fonte: Dayse Paravidino, nutricionista, membro da Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN) e da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ASBRANMI).

Sobre o autor

Amanda Panteri
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em alimentação saudável.

Leia também:

mulher de lado tomando um suco verde em um copo
Alimentação Bem-estar

Como comer mais fibras no dia a dia? Dicas simples

O nutriente promove saciedade, melhora o trânsito intestinal, ajuda a evitar picos de açúcar no sangue e diminui a absorção das gorduras. Veja como comer mais

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!