Como conservar brócolis? Dicas para um vegetal fresco por mais tempo
Presente na introdução alimentar dos bebês, na alimentação dos adultos e idosos e até na dieta de alguns pets. O vegetal, que lembra uma árvore pequena e verde, pode trazer inúmeros benefícios para a saúde de muitos seres vivos. Mas será que você sabe como conservar brócolis da maneira correta?
Saber comprar, limpar, higienizar e guardar o alimento de maneiras corretas estende a sua vida útil e preserva seus nutrientes. Veja, então, o passo a passo ideal:
Como conservar brócolis: compra
No supermercado, no hortifruti ou na feira, você deve prestar atenção nas seguintes características do brócolis:
- Aparência de frescor;
- Cor verde-escura mais intensa, e não “desbotada”;
- Talos firmes;
- Cabeça com floretes pequenos e compactos.
Limpeza
Ao chegar em casa, comece tirando as folhas maiores do brócolis (você pode reutilizá-las em receitas de sopa e até sucos verdes!). Em seguida, quebre-o em floretes menores, o que facilitará na hora do cozimento e do armazenamento.
Então, lave o alimento em água corrente e deixe-o de molho em uma solução com 1L de água e uma colher de sopa de hipoclorito de sódio (existem produtos próprios para a higienização de frutas e vegetais no mercado) por dez minutos.
Por fim, escorra e passe na água novamente para retirar resíduos da substância.
Leia também: Como conservar alface e manter as folhas fresquinhas por mais tempo
Como conservar brócolis: armazenamento
O modo de armazenamento também faz toda a diferença. O ideal é deixar o brócolis na geladeira até o momento que você for prepará-lo. Você pode utilizar um saco plástico para isso, de preferência na cor escura, mas lembre-se de remover toda a umidade antes de guardá-lo.
Entretanto, se o intuito é congelar, você precisa realizar o branqueamento: ferva o alimento por três minutos e, em seguida, coloque-o em um recipiente com gelo e água. Assim que ele estiver frio, seque-o bem e coloque-o em um saco plástico bem vedado, retirando o máximo de ar possível. Por fim, leve ao freezer — desse modo, ele pode durar até três meses.
Modos de preparo
Aqui, a dica é não cozinhar o brócolis por muito tempo, e nem mergulhá-lo diretamente na água para cozinhá-lo. Esses erros prejudicam a textura, a cor, o sabor e até os nutrientes. Prepará-lo no vapor ou no forno são as melhores formas de manter a aparência e as vitaminas e os minerais do mesmo.