Como conservar alho descascado? Dicas e truques

Alimentação Bem-estar
07 de Dezembro, 2021
Como conservar alho descascado? Dicas e truques

O alho é um tempero presente em quase todas as receitas salgadas. Só de escutarmos o som dele sendo refogado na panela e o aroma inconfundível, o apetite já abre. O problema é que ele é um pouco chato de descascar e cortar— sem contar que o cheirinho fica nas mãos por dias. É por isso que muita gente, então, opta por picar o alimento em grandes quantidades e economizar tempo no dia a dia. Mas como conservar o alho descascado? Confira:

Como conservar alho descascado?

Escolha bem o seu alimento

Você já deve ter visto por aí dois alhos: o branco, e o roxo. Isso não quer dizer que um esteja mais “maduro” do que o outro, mas sim que são dois tipos diferentes de alimento. Para a nutricionista Dayse Paravidino, o alho roxo sai na frente em alguns pontos. “A principal diferença está no sabor. Isso porque a grande concentração de uma substância chamada alicina torna o alho roxo o ‘melhor do mundo’”, explica.

De gosto marcante, o alho roxo cultivado no Brasil equivale a cerca de cinco dentes do alho branco chinês, por exemplo. Desse modo, o rendimento do brasileiro é maior. “Além de ser mais pesado e possuir mais crocância e picância”, complementa a profissional.

E a alicina, aliás, é um composto natural com propriedades importantes para o organismo, como controle do colesterol, combate a infecções e eliminação de fungos.

Portanto, na dúvida, vá de roxo. E na hora de escolher, priorize sempre os com casca, que provavelmente estarão mais preservados. Bem como os firmes, sem machucados ou partes escurecidas.

Leia também: Alho roxo ou branco: Quais as diferenças entre os dois?

Como conservar o alho com casca

Quem prefere guardar o alho do jeito que ele vem do mercado, não tem muito segredo: não precisa ser na geladeira, basta um ambiente arejado e longe da luz. Se você mantiver a casca, ele pode durar meses — além disso, se nascerem brotos nele, basta arrancá-los e picar a parte restante.

Como conservar alho descascado

Para armazenar o alho descascado, você pode:

  • Envolvê-lo em plástico e deixar na geladeira;
  • Colocar em um pote fechado com azeite e deixar na geladeira;
  • Levar ao freezer: para cozinhá-lo assim, não espere ele descongelar: jogue diretamente na panela.

Fonte: Dayse Paravidino, nutricionista, membro da Associação Brasileira de Nutrição e da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ASBRANMI).

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher de lado tomando um suco verde em um copo
Alimentação Bem-estar

Como comer mais fibras no dia a dia? Dicas simples

O nutriente promove saciedade, melhora o trânsito intestinal, ajuda a evitar picos de açúcar no sangue e diminui a absorção das gorduras. Veja como comer mais

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!