Alho roxo ou branco: Quais as diferenças entre os dois?

16 de julho, 2021

Apenas um dentinho do alimento é capaz de deixar a comida muito mais saborosa. O alho é a aposta certa para temperar diversos pratos: carnes, massas, molhos, peixes… Mas sabia que existem algumas diferenças entre o alho roxo e o branco?

Alho roxo vs. branco

Para a nutricionista Dayse Paravidino, o alho roxo sai na frente em alguns pontos. “A principal diferença está no sabor. Isso porque a grande concentração de uma substância chamada alicina torna o alho roxo o ‘melhor do mundo’”, explica.

De gosto marcante, o alho roxo cultivado no Brasil equivale a cerca de cinco dentes do alho branco chinês, por exemplo. Desse modo, o rendimento do brasileiro é maior. “Além de ele ser mais pesado e possuir mais crocância e picância”, complementa a profissional.

E a alicina, aliás, é um composto natural com propriedades importantes para o organismo, como controle do colesterol, combate a infecções e eliminação de fungos.

Leia também: Alho: Benefícios que você talvez não conheça

Quais os benefícios do alho roxo?

Uma porção de cerca de 28g de alho roxo contém:

“Algumas pesquisas mostram os efeitos benéficos do alimento. Convém lembrar, entretanto, que quem faz uso de medicamentos anticoagulantes precisa consultar um médico antes de usá-lo”, alerta a especialista.

Graças aos seus nutrientes, o alho tem o potencial de reduzir a glicose sanguínea, diminuir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL).

Além disso, pode combater vírus e bactérias. “Pois possui selênio, um poderoso antioxidante que fortalece o sistema imunológico; e vitamina C, outro agente antioxidante que ajuda no controle de infecções e previne aterosclerose, contribuindo, ainda, na redução do risco de tumores”, afirma Dayse.

Como armazenar?

Eles duram bastante: podem ficar até três meses em um ambiente fresco e sem umidade. Guardá-los em potes fechados, contudo, aumenta a chance de mofo. A não ser que eles estejam descascados ou imersos no azeite — nesses casos, então, o melhor mesmo é deixar na geladeira.

Leia também: Alho negro: O que é, para que serve e como usar