Como conservar alho descascado? Dicas e truques
O alho é um tempero presente em quase todas as receitas salgadas. Só de escutarmos o som dele sendo refogado na panela e o aroma inconfundível, o apetite já abre. O problema é que ele é um pouco chato de descascar e cortar— sem contar que o cheirinho fica nas mãos por dias. É por isso que muita gente, então, opta por picar o alimento em grandes quantidades e economizar tempo no dia a dia. Mas como conservar o alho descascado? Confira:
Como conservar alho descascado?
Escolha bem o seu alimento
Você já deve ter visto por aí dois alhos: o branco, e o roxo. Isso não quer dizer que um esteja mais “maduro” do que o outro, mas sim que são dois tipos diferentes de alimento. Para a nutricionista Dayse Paravidino, o alho roxo sai na frente em alguns pontos. “A principal diferença está no sabor. Isso porque a grande concentração de uma substância chamada alicina torna o alho roxo o ‘melhor do mundo’”, explica.
De gosto marcante, o alho roxo cultivado no Brasil equivale a cerca de cinco dentes do alho branco chinês, por exemplo. Desse modo, o rendimento do brasileiro é maior. “Além de ser mais pesado e possuir mais crocância e picância”, complementa a profissional.
E a alicina, aliás, é um composto natural com propriedades importantes para o organismo, como controle do colesterol, combate a infecções e eliminação de fungos.
Portanto, na dúvida, vá de roxo. E na hora de escolher, priorize sempre os com casca, que provavelmente estarão mais preservados. Bem como os firmes, sem machucados ou partes escurecidas.
Leia também: Alho roxo ou branco: Quais as diferenças entre os dois?
Como conservar o alho com casca
Quem prefere guardar o alho do jeito que ele vem do mercado, não tem muito segredo: não precisa ser na geladeira, basta um ambiente arejado e longe da luz. Se você mantiver a casca, ele pode durar meses — além disso, se nascerem brotos nele, basta arrancá-los e picar a parte restante.
Como conservar alho descascado
Para armazenar o alho descascado, você pode:
- Envolvê-lo em plástico e deixar na geladeira;
- Colocar em um pote fechado com azeite e deixar na geladeira;
- Levar ao freezer: para cozinhá-lo assim, não espere ele descongelar: jogue diretamente na panela.
Fonte: Dayse Paravidino, nutricionista, membro da Associação Brasileira de Nutrição e da Associação Brasileira de Nutrição Materno Infantil (ASBRANMI).