Comidas veganas para festa: veja menu completo e receitas

Alimentação Bem-estar
20 de Outubro, 2022
Comidas veganas para festa: veja menu completo e receitas

O veganismo é um estilo de vida que engloba desde manter uma alimentação sem produtos de origem animal até evitar o consumo de itens que tenham sido testados em animais. Dentre os 30 milhões de brasileiros que se consideram vegetarianos, estima-se que 7 milhões sejam veganos. O crescimento do movimento mostra uma necessidade de ampliar os horizontes no que diz respeito à alimentação e às inúmeras possibilidades dentro da cozinha. Hoje, alguns eventos e comemorações têm como base a dieta vegana (e não, ela não é composta apenas por frutas, vegetais e salada). A nutricionista Eleonora Galvão indica comidas veganas para festa e mostra como o cardápio pode surpreender os convidados.

Em primeiro lugar, a profissional recomenda que haja uma certa dedicação na escolha dos itens. “Opte por alimentos frescos, vegetais variados e itens que darão sabor, como especiarias naturais e temperos diversos”, diz.

Além disso, pratos tradicionais costumam carregar uma memória afetiva e, por isso, vale testar versões veganas de preparações que te façam lembrar da sua infância com carinho, por exemplo. O salpicão de frango é uma receita bastante comum no Brasil e pode ser uma das comidas veganas para festa, basta fazer alguns ajustes. 

“Você pode fazer usando mais legumes, castanhas variadas, frutas secas, e maionese dos mais diferentes tipos, como de castanha-de-caju, à base de tofu, abacate e até inhame”, comenta.

Docinhos veganos de festa

Uma festa sem brigadeiro ou beijinho, não é uma festa, certo? Apesar de as receitas clássicas contarem com produtos de origem animal, como leite condensado, manteiga e achocolatado, é possível prepará-las com outros ingredientes.

“É possível fazer todos eles utilizando leite vegetal como de amêndoas, castanha-de-caju e aveia, no lugar de leite condensado”, garante. Além disso, Eleonora destaca que a versão vegana é ainda mais saudável e nutritiva do que a tradicional, uma vez que apresenta menores quantidades de açúcar e fornece nutrientes, como magnésio e vitaminas do complexo B.

Quais comidas veganas para festa não podem faltar?

De acordo com a nutricionista, comidas que trazem memórias afetivas não podem ficar de fora dessas ocasiões. Assim, ela pontua que se permitir comer tais itens também faz parte de uma alimentação saudável – afinal, saúde envolve muito mais do que peso na balança, calorias e nutrientes. 

“É importante ter um bolo de aniversário para celebrar o momento do parabéns, assim como o clássico brigadeiro, parte da mesa de todos os aniversários. Ter itens clássicos de uma celebração de aniversário é também parte de uma celebração inclusiva e saudável”, reforça.

O que evitar

Alimentos ultraprocessados, por outro lado, devem ser evitados ou usados com moderação. É comum encontrar diversos tipos de industrializados veganos. Existem, por exemplo, caixinhas de leite condensado que não possuem produtos de origem animal, mas que têm soja transgênica e excesso de açúcar na composição. 

“Além disso, alternativas veganas são comumente ricas em carboidratos e excesso de óleos vegetais. É preciso ter cuidado com esse perfil de alimento por não gerar impacto positivo no organismo, não ser uma opção saudável e por ser uma fonte repleta de itens refinados”, explica.

Leia também: Café da manhã vegano: melhores alimentos e receitas

Finger foods

Opção 1: Caponata de berinjela assada e guacamole, para consumir com chips de vegetais, como cenoura, batatas, beterraba e inhame;

Opção 2: Cogumelo recheado com tomates e manjericão.

Prato principal

Risoto de grão-de-bico com especiarias.

Sobremesa

Bolo de cacau com cobertura de brigadeiro vegano à base de leite de amêndoas e cacau 100%.

Comidas veganas para festa: receitas

Prato principal: Risoto de grão-de-bico com especiarias

comidas veganas para festa

(Rendimento: 6 porções)

Ingredientes:

  • 4 xic. de arroz branco ou integral já cozido anteriormente;
  • 3 xic. de grão-de-bico já cozido anteriormente;
  • 100ml de água;
  • 1 colher de sopa de açafrão em pó;
  • 1 colher de sobremesa de cominho em pó;
  • 1 tomate picado;
  • 1 xíc. de salsinha picada;
  • Sal e pimenta do reino a gosto;

Modo de preparo:

Primeiramente, em uma panela, misture o arroz, grão de bico, a água, o açafrão e o cominho em pó. Deixe ferver até a água evaporar. Em seguida, acrescente o sal, a pimenta, o tomate picado e temperos verdes e misture. Acerte o tempero, caso necessário, desligue o fogo e sirva em seguida.

Sobremesa: Bolo de aniversário

bolo vegano

Ingredientes da massa:

  • 1 xícara de farinha de trigo;
  • 1 xícara de tapioca;
  • ½ xícara de açúcar cristal;
  • ½ xícara de cacau em pó 100%;
  • 1 pitada de sal;
  • 1 colher de sopa de fermento químico;
  • ½ xícara de óleo vegetal;
  • ½ xícara + 1 colher de sopa de água.

Ingredientes do brigadeiro:

  • ⅔ xícara de castanha de caju crua;
  • 1 xícara de açúcar refinado;
  • ½ xícara de água quente;
  • 2 colheres de sopa de manteiga de coco;
  • 2 colheres de sopa de cacau ou chocolate em pó (s/ leite);
  • 60g de chocolate vegano.

Modo de preparo:

Em primeiro lugar, unte três formas redondas de 15 centímetros de diâmetro com óleo de coco e cacau em pó. Logo após, em uma tigela, misture os ingredientes secos, com exceção do fermento químico. Em seguida, incorpore os ingredientes líquidos e mexa bem, até que a massa fique homogênea. Por fim, acrescente o fermento químico e mexa. 

Distribua a massa igualmente nas formas untadas e leve para assar no forno preaquecido a 220 graus por 20 minutos. Enquanto o bolo esfria, prepare o brigadeiro. Para isso, coloque as castanhas, o açúcar e a água em um liquidificador. Então, bata, por pelo menos cinco minutos, até que o leite condensado fique lisinho e cremoso. Em seguida, passe o leite condensado para uma panela de fundo grosso.

Depois, acrescente o cacau em pó e a manteiga de coco. Então, ligue o fogo médio e mexa o brigadeiro sem parar. Ele deve estar firme o suficiente para que o bolo não deslize. Assim, leve o brigadeiro para gelar. Quando o brigadeiro estiver gelado, coloque sobre as camadas do bolo e, então, espalhe. Decore como preferir e sirva em seguida.

Fonte: Eleonora Galvão, nutricionista da equipe Nutrindo Ideais, especialista em nutrição vegana e vegetariana; CRN: 20101323.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Bem-estar Saúde

Como ter mais saúde com a Vitat?

Cuidar mais da saúde é uma das principais metas que as pessoas definem para o próximo ano. Para isso, diversas ferramentas podem ajudar, como o aplicativo

mulher fazendo o exercício prancha na sala de casa, que serve para fortalecer o core
Bem-estar Movimento

Por que você deveria fortalecer o core (e melhores exercícios!)

Fortalecer o core vai muito além da estética – pode prevenir dores, lesões e melhorar a postura. Veja os melhores exercícios!