Coentro: Benefícios do tempero, como usar e substitutos
O coentro é um tempero rico em compostos fenólicos, como carotenoides, taninos, flavonoides e saponinas. Tais substâncias promovem benefícios para a saúde, como controle dos níveis de colesterol e glicose no sangue. Assim, evitando doenças como infarto e diabetes. Além disso, o coentro tem altas quantidades de potássio, o que ajuda a eliminar o excesso de sódio pela urina, controlando a pressão alta. Nem todo mundo gosta de coentro, porém, existem alguns substitutos para o tempero podem ser usados em diversas receitas sem comprometer o resultado final.
Mas, você sabia que há explicações científicas de motivo que faz algumas pessoas detestam esse tempero? A princípio, um estudo realizado há pouco menos de 8 anos comprovou que algumas pessoas não gostam do coentro devido a uma preferência genética relacionada a um receptor olfativo.
Ainda, o coentro é popularmente usado na culinária, mas já foi utilizado de outras maneiras. Por exemplo, sabe-se que os antigos egípcios já o utilizavam para embalsamar os corpos e como planta medicinal devido às propriedades digestivas e calmantes. No Brasil, o coentro é muito utilizado na culinária brasileira nordestina e também na região Norte.
Melhores substitutos para o coentro
Cominho
O cominho é um dos melhores substitutos para o coentro. Ele é uma especiaria de sabor terroso e picante que está presente em muitos pratos, especialmente alimentos de suas regiões nativas do Mediterrâneo e sudoeste da Ásia. Além disso, tem sido usado na medicina tradicional.
Leia também: Nigella sativa (cominho negro): Conheça a erva
Curry
O curry também é uma opção de substituto para o coentro. Também chamado de caril, ele é uma das especiarias mais populares e mais usadas ao redor do mundo, mas principalmente na Índia, na Tailândia e outros países da Ásia.
Leia também: Garam masala: Benefícios para a saúde e como fazer
Alcarávia
A alcarávia é uma especiaria também chamada de cariz, cúmel e kummel. Antigamente, era usada pelos árabes, que a introduziram na Península Ibérica. Usada na cozinha e na medicina há pelo menos 5000 anos, a alcaravia é uma das ervas mais populares da Europa e pode substituir o coentro.
Manjericão
O manjericão é mais uma das ervas que funciona como substituto para o coentro. Ainda, o manjericão não é apenas um remédio popular para doenças como náuseas e picadas de insetos, mas também fornece compostos vegetais benéficos que têm propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e outras propriedades.
Leia mais: Chá de manjericão: Conheça os benefícios da bebida
Outros bons substitutos para o coentro
Leia também: Chá de endro: Benefícios da bebida e suas propriedades
Benefícios do coentro
Protege a saúde dos olhos
A vitamina A, abundante na composição do coentro, é excelente para a proteção da saúde dos olhos. Assim, essa erva é ótima nesse quesito. Ainda, seu consumo é recomendado para pessoas da terceira idade, pois ajuda a evitar a degeneração da visão com o passar do tempo.
Leia também: Alimentos e ervas que aumentam a produção de colágeno
Fortalece a imunidade
Sua potente ação antioxidante fortalece a imunidade e, dessa forma, previne a ocorrência de doenças e, especialmente, resfriado. Por isso, seu consumo é fortemente recomendado para crianças pequenas, frequentemente expostas a bactérias.
Coentro previne doenças do coração
Ainda, por ser fonte de minerais como o potássio, esse popular condimento ajuda a prevenir a ocorrência de doenças que afligem a saúde cardiovascular. Além disso, pode substituir a adição de sal (sódio) em diversas receitas. Sendo assim, também ajuda no controle da pressão arterial.
Leia mais: Temperos e ervas naturais que podem substituir o sal na cozinha
Coentro: Como consumir
- Carnes
- Peixes
- Massas
- Por fim, sopas e caldos